Ijuí conta com sala de exames teóricos eletrônicos do Detran-RS

Alunos realizam provas online

Na tarde desta quinta-feira, 5, aconteceu o lançamento  da sala de exames teóricos eletrônicos do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul. As provas eletrônicas para a primeira habilitação, renovação ou reciclagem da CNH serão aplicadas no local, que abriga computadores. A sala, que possui terminais para prova eletrônica, oferece maior flexibilidade de horários para os candidatos e maior número de vagas. Embora diferente, a sala junta-se as salas regionais  do DETRAN, fazendo parte do projeto de regionalização das provas teóricas, com o objetivo de aproximar o Departamento do cidadão. Nas quartas-feiras serão cinco turmas de exames, e nas quintas-feiras serão quatro turmas. Com a sala a população não precisará mais se deslocar até a cidade de Santo Ângelo para realizar os exames.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-RS, Alessandro Barcelos “as provas eletrônicas foram ampliadas quando percebeu-se o crescimento na formação de condutores”. Segundo Barcelos “este é um modelo pioneiro na região no que se refere a parceria entre município e Estado. Ijuí deve servir como exemplo para as outras cidades”.
Segundo o prefeito Fioravante Ballin “este é mais um desafio vencido que atende a uma necessidade real da comunidade de Ijuí e da região”. O prefeito Ballin ainda destacou que a sala será um suporte para o município avançar no atendimento de qualidade .
A sala de exames teóricos eletrônicos propicia a obtenção de resultados imediatos, maio segurança e facilidade para quem está realizando a prova. Antes com a prova escrita o resultado era conhecido somente após cinco dias.
Além disso, salienta-se que a média de aprovação nas provas eletrônicas é maior do que em provas impressas. Segundo o coordenador de Trânsito, Ubiratan Erthal “isso mostra um importante avanço”.
Estavam presentes no ato os diretores dos CFCs de Ijuí, representantes da Polícia Rodoviária Federal, representantes do primeiro Batalhão da Policia Rodoviária Estadual, representantes do DETRAN, além de secretários e coordenadores municipais.