Consema discute realidade das Associaçôes de Catadores de Ijuí

• 14/11/2017 11h09 - Atualizado em 14/11/2017 11h09

Consema discute realidade das Associaçôes de Catadores de Ijuí

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema) realizou reunião ordinária no mês de outubro, dia 7, com representantes da Corsan, Smed, Unijuí, Aipan, Demei, OAB, ACI, SMMA e Sindicato Rural Patronal.

Com objetivo de refletir e discutir sobre a realidade das associações de recicladores do município, Elizandra Pinheiro da Silva, representante da Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social – Itecsol, fez o relato da organização do trabalho dos catadores em Ijuí, apresentando o perfil dos catadores e dos diferentes tipos presentes em nossa realidade.

Na sequência, também apresentou os principais materiais coletados, suas quantidades e preços de comercialização. Logo após, foram contextualizadas características de cada uma das associações existentes no município: sua localização, composição, número de integrantes, tipo de organização, para quem vendem os materiais coletados, que equipamentos possuem e, renda média mensal de cada uma e as dificuldades encontradas.

Conforme a presidente do Consema, Joice da Silva Leal, o grupo fez muitos questionamentos, com uma reunião foi proveitosa, onde chegou-se ao indicativo que a coleta seletiva não está sendo eficiente em nosso município. "Precisamos pensar ações mais incisivas com relação a população para tentar avançar nessa questãp", finalizou ela.