Coordenadoria da Juventude realiza cadastro do ID Jovem durante a feira do livro

• 08/11/2018 10h10 - Atualizado em 08/11/2018 10h10

Com objetivo de aproveitar o maior fluxo de jovens na Praça da República durante a 26ª Feira do Livro de Ijuí e 29ª Feira do Livro Infantil do Sesc,  a Coordenadoria da Juventude em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está realizando o cadastro do Numero de Inscrição Social - NIS para gerar o ID Jovem.

O cadastro é realizado na sala da Coordenadoria, de quarta a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h e no final de semana das 15h às 19h.

Para a realização do ID Jovem é necessário os seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento ou Casamento, e de Óbito, se for o caso

- Certidão de Nascimento dos filhos (dos que residem no domicílio)

- RG

- CPF regularizado (em caso de troca de nome)

- Carteira de Trabalho (para todos os maiores de 16 anos)

- Conta de Luz

- Título Eleitoral (preferencialmente do município)

- Bloco “modelo 15” (caso for agricultor)

- Contracheque (caso for funcionário público)

A Identidade Jovem é um documento digital criado pelo Governo, com o intuito de garantir alguns benefícios a jovens de baixa renda. O documento faz parte da Lei da Juventude e deve ser aceito como tal. Alguns benefícios garantidos pela ID:

• Meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc.
  • Reserva de assentos em viagens interestaduais, 2 assentos com 100% de gratuidade e 2 assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional.
  • Isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnic