Definido destino do prédio da UPA em Ijuí

Secretários de Saúde de Ijuí e de outros municípios participam de reunião na Famurs para discutir utilização dos prédios das UPA’s

• 12/06/2018 17h50 - Atualizado em 12/06/2018 17h50

Definido destino do prédio da UPA em Ijuí

O secretário de Saúde de Ijuí, Josias de Abreu Pinheiro, esteve nesta segunda-feira,11, em Porto Alegre, onde participou de reunião de Secretários Municipais da Saúde na Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Farmurs). “Lá estiveram 17 prefeitos e secretários municipais para definir o que fazer agora em virtude do Decreto da Presidência da República, flexibilizando o funcionamento das UPA’s”, pontuou Josias.

De acordo com o secretário, a grande maioria dos municípios não pretende abrir os prédios como Unidade de Pronto Atendimento. Querem direcioná-los para outras finalidades na área da saúde. “Há várias situações. Conversando com o prefeito agora pela manhã, por ser um ano eleitoral e devido às incertezas, uma vez que o Estado não está conseguindo repassar recursos para as UPA’s  já em funcionamento(R$ 24 milhões é a dívida com os municípios que já abriram as UPA’s), Ijuí tem a intenção de transferir o atendimento da 19 de Outubro para o prédio da Getúlio Vargas, como Pronto Atendimento”, adianta.

E nesse sentido, segundo o secretário, serão feitas reuniões com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e também pelo Conselho Municipal de Saúde. “Feito isso, vamos encaminhar o a solicitação ao Ministério da Saúde e no momento que vier a resposta, estaremos aptos para abrir as portas como Pronto Atendimento”, explica.

Com a mudança que deverá ocorrer em 60 dias aproximadamente, abre-se segundo o secretário, a possibilidade de utilização do primeiro andar do prédio sede da Secretaria para ampliação do Posto de Saúde que contempla em torno de 15 mil pessoas, já que além do centro de Ijuí, assiste também o São José e parte do Storch.