Divulgada a programação da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

• 14/11/2017 17h06 - Atualizado em 14/11/2017 17h08

Divulgada a programação da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra às Mulheres

O Fórum Permanente da Mulher e a Rede de Proteção a Mulher com o apoio do Poder Executivo através da Coordenadoria da Mulher promovem a Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

A campanha acontece a nível mundial e inicia no dia 25 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro. No Brasil, inicia no dia 20 de novembro incluindo também o Dia Nacional da Consciência Negra. Entre essas datas, destacamos o dia 06 de dezembro, instituído no Brasil, pela Lei nº 11.489/2007,  como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e 10 de dezembro o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A intenção da campanha é promover o debate e denunciar especialmente a violência contra mulheres e a população negra.

Segue abaixo a programação:

20/11 - Segunda-feira – Dia Nacional da Consciência Negra

Atividade: Cine debate – Estrelas além do tempo

Sinopse: A história do grupo de mulheres afro-americanas da NASA que foram parte fundamental para a trajetória dos Estados Unidos na corrida espacial.

Local: Museu Antropológico Diretor Pestana.

Debatedores/Horário:

14 horas – 1ª sessão Joice da Silva Leal 19h30 - 2ª sessão Profª Anelise Carpenedo Valter e Profº José Augusto Fiorin 36ªCRE.

Público: Alunos, professores, coordenadores pedagógicos de escolas municipais e estaduais, comunidade em geral

Atividades alusivas ao Dia Internacional pela Não Violência Contra a Mulher

24/11 – Sexta-feira - Fala: Ações pelo enfrentamento da violência contra a mulher

Palestrante: Dra Joice Nielsson – UNIJUÍ

Coordenação: Coordenadoria da Mulher

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde – terceiro andar

Horário: 19 horas

Público: Presidentes/diretorias das associações dos Bairros de Ijuí e UAB. Representantes das unidades de saúde e dos CRAS.

1º/12 - Sexta-feira – Dia Mundial de Combate a AIDS

Integração a Programação do SAE – Mateada alusiva ao Dia Mundial de Combate a AIDS

Coordenação: Secretaria da Saúde - SAE

Local: Praça da República

Horário: 16 às 20 horas

Público: Comunidade em Geral

04/12 - Segunda-feira – Reunião da Rede de Proteção a Mulher, integrada com Conselho Municipal de Direitos da Mulher e Fórum Permanente da Mulher

Discussão sobre Valores, Conceitos, Preconceitos e Mitos – imersão da rede

Facilitadores: Fernanda Broll Carvalho, Sonia Costa e Ester Hauser

Local: Auditório do Ministério Público

Horário: 9 horas

Público: Conselheiras do Conselho de Direitos da Mulher, integrantes da rede de proteção a mulher e Fórum Permanente da Mulher

05/12 - Terça-feira - Jogo de Futebol Misto – Homens pelo fim da violência contra a mulher – Autoridades em geral

Local: Complexo Poliesportivo

Público: Famílias e Comunidade em Geral

Coordenação: Fórum Permanente da Mulher e Coordenadoria dos Esportes

08/12 – Sexta-feira - Atividade alusiva ao Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Atividade: Sessão Cinema – Filme: Meu nome é Jaque

Sinopse: A história de vida de Jaqueline Rocha Côrtes, uma mulher transexual brasileira, que vive com AIDS há mais de 20 anos. Militante pela causa, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas, chegando a trabalhar como representante do governo brasileiro e na Organização das Nações Unidas. Atualmente, é casada e mãe de dois filhos, mora em uma pequena cidade e leva uma vida voltada para a maternidade, família e espiritualidade.

Local: Centro de Eventos da Unijuí – campus Ijuí

Horário: 14 horas

Público: Acadêmicos do Mestrado em Direitos Humanos – Rede de Proteção à Mulher, Conselho da Mulher e Fórum Permanente da Mulher. Representações pedagógicas de escolas públicas municipais e estaduais e público em geral.