Empossado Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí como Capital Nacional das Etnias

Ato marcou a programação do último dia da Mostra Regional de Folclore Étnicos realizada em Ijuí e Santo Ângelo

Empossado Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí como Capital Nacional das Etnias

Está instituído o Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí como Capital Nacional das Etnias de acordo como Decreto Executivo 6.356 de 9 de abril de 2018. A posse dos representantes das entidades integrantes do Comitê aconteceu na tarde deste domingo, logo após a assinatura do documento pelo prefeito Valdir Heck, durante o ato de abertura da programação de encerramento da Mostra Regional de Folclore Étnicos realizada em Ijuí e Santo Ângelo.

O Comitê está composto pelos representantes órgãos e entidades: da Administração Municipal: o Prefeito Valdir Heck, e secretários de Cultura, Esporte e Turismo Sérgio Augusto Aenlhe Corrêa,  de Educação Eleandro José Lizot,  de Desenvolvimento Econômico Antônio Carlos Frizzo Tambara, pelo Poder Executivo; o presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Rubem Carlos Jagmin, pelo Poder Legislativo;  Ana Isa dos Reis, pelo Conselho de Desenvolvimento do Município de Ijuí; Cláudio Cruz Souza, pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação; Daniel Klimiuk, pelo Conselho Municipal de Cultura; e da Sociedade  Civil: Sadi Heinen, da Associação Comercial e Industrial de Ijuí;  Fernando Jaime Gonzalez, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; e Nelson Casarin e Francisco Emilio Miron Roloff, pela União das Etnias de Ijuí.

De acordo com o prefeito, devido a sua diversidade cultural, Ijuí já conquistou o título de Capital Estadual da Cultura Étnica, reconhecimento que veio pelo governo do Estado e pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). “Isso é fruto de todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela União das Etnias e comunidade que os assessoram e Poder Público. Agora entendemos que é hora de buscarmos um título maior porque aqui os diferentes se entendem, aqui as diferentes descendências têm a capacidade de conviver e trabalharem juntas pelo crescimento do município e de toda a região”, assegurou o prefeito, ao justificar a criação do Comitê que terá o compromisso de trabalhar pela conquista desse título, agora, em âmbito nacional.

Logo após, seguiu-se a programação de encerramento da Mostra Regional de Folclore Étnico com o conjunto de apresentações, com o coral de música indígena (Guarani) de Santo Ângelo, e os grupos de dança sueca, afro-brasileira, holandesa, gaúcha e alemã, de Ijuí; dança russa de Campinas das Missões; italiana de Santo Ângelo e Augusto Pestana; e polonesa de Horizontina.