Entidades mobilizadas para vacinação contra a poliomielite e sarampo

Objetivo é alcançar as metas propostas pelo Ministério da Saúde, garantindo a imunização dos públicos prioritários de cada campanha

• 31/07/2018 12h10 - Atualizado em 01/08/2018 9h54

Entidades mobilizadas para vacinação contra a poliomielite e sarampo

Reunião realizada no Gabinete do Prefeito Valdir Heck na tarde desta segunda-feira definiu estratégias de sensibilização da população, com vistas à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil como é mais conhecida a doença e sarampo. Participaram representantes dos Rotarys Ijuí, Colmeia e Nova Geração, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Condica), 27º GAC, Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SMDS), Gabinete da Primeira-Dama e o presidente da Câmara de Vereadores, Rubem Carlos Jagmin.

O prefeito Valdir Heck destacou a importância do trabalho dos agentes de saúde para orientar a população, sensibilizando as pessoas sobre a importância da vacina para manter a erradicação da poliomielite, já que o vírus ainda está presente em alguns países do mundo. “O trabalho dos agentes de saúde é essencial nessa estratégia”, reiterou Valdir Heck.  Já a secretária-adjunta de Saúde, Andréia Amorim dos Santos, destacou a importância de ambas as vacinas. “Os pais precisam levar as crianças para vacinar. A picadinha (vacina do sarampo) é desconfortável, mas é a segurança de que a criança estará protegida contra doença”, explica.

O prefeito Valdir Heck propôs, ainda, que todas as entidades engajadas na campanha subscrevam um texto, multiplicando a informação para que a mesma chegue a o maior número possível de pessoas.  “Além disso, a criança deve receber as vacinas no mesmo dia, facilitando para os pais”, sugeriu.

“O engajamento de todos os clubes de serviços na realização dessas campanhas, é um pedido do governador do Rotary”, destacou a integrante do Rotary Nova Geração, vereadora Helena Stumm Marder, garantindo o apoio às ações a serem desenvolvidas em Ijuí para o êxito das campanhas de vacinação.

No final da reunião ficou definido que dentro da Campanha Nacional de Vacinação de 6 a 31 de agosto de 2018, haverá toda a mobilização para o maior número possível de crianças ijuienses menores de cinco anos. As doses das vacinas contra pólio e sarampo estarão disponíveis nas 14 salas de vacina da rede pública municipal. Além disso, no dia 11 de agosto haverá o lançamento da Campanha, com uma ação que envolverá todas as entidades e, também, os veículos de comunicação, assim com a realização de um “D”, no sábado, 18 de agosto, com concentração de esforços para vacinar o maior número possível de crianças.

Confira os locais onde haverá vacinação:

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Centro Municipal de Saúde

Penha

Thomé de Souza

Pindorama

Centro Social Urbano (CSU)

Getúlio Vargas

Tancredo Neves