Entidades mobilizadas para vacinação contra a poliomielite e sarampo

Objetivo é alcançar as metas propostas pelo Ministério da Saúde, garantindo a imunização dos públicos prioritários de cada campanha


  • 31/07/2018 12h10 - Atualizado em 01/08/2018 9h54


Entidades mobilizadas para vacinação contra a poliomielite e sarampo

Reunião realizada no Gabinete do Prefeito Valdir Heck na tarde desta segunda-feira definiu estratégias de sensibilização da população, com vistas à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil como é mais conhecida a doença e sarampo. Participaram representantes dos Rotarys Ijuí, Colmeia e Nova Geração, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Condica), 27º GAC, Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SMDS), Gabinete da Primeira-Dama e o presidente da Câmara de Vereadores, Rubem Carlos Jagmin. 

O prefeito Valdir Heck destacou a importância do trabalho dos agentes de saúde para orientar a população, sensibilizando as pessoas sobre a importância da vacina para manter a erradicação da poliomielite, já que o vírus ainda está presente em alguns países do mundo. “O trabalho dos agentes de saúde é essencial nessa estratégia”, reiterou Valdir Heck.  Já a secretária-adjunta de Saúde, Andréia Amorim dos Santos, destacou a importância de ambas as vacinas. “Os pais precisam levar as crianças para vacinar. A picadinha (vacina do sarampo) é desconfortável, mas é a segurança de que a criança estará protegida contra doença”, explica.

O prefeito Valdir Heck propôs, ainda, que todas as entidades engajadas na campanha subscrevam um texto, multiplicando a informação para que a mesma chegue a o maior número possível de pessoas.  “Além disso, a criança deve receber as vacinas no mesmo dia, facilitando para os pais”, sugeriu.

“O engajamento de todos os clubes de serviços na realização dessas campanhas, é um pedido do governador do Rotary”, destacou a integrante do Rotary Nova Geração, vereadora Helena Stumm Marder, garantindo o apoio às ações a serem desenvolvidas em Ijuí para o êxito das campanhas de vacinação.

No final da reunião ficou definido que dentro da Campanha Nacional de Vacinação de 6 a 31 de agosto de 2018, haverá toda a mobilização para o maior número possível de crianças ijuienses menores de cinco anos. As doses das vacinas contra pólio e sarampo estarão disponíveis nas 14 salas de vacina da rede pública municipal. Além disso, no dia 11 de agosto haverá o lançamento da Campanha, com uma ação que envolverá todas as entidades e, também, os veículos de comunicação, assim com a realização de um “D”, no sábado, 18 de agosto, com concentração de esforços para vacinar o maior número possível de crianças.

Confira os locais onde haverá vacinação:

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Centro Municipal de Saúde

Penha

Thomé de Souza

Pindorama

Centro Social Urbano (CSU)

Getúlio Vargas

Tancredo Neves

Glória

Jardim

Modelo

Assis Brasil

Meio Rural

Unijuí


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.