ExpoIjuí: Desafio Cidades Inteligentes procura soluções para Mobilidade Urbana


  • 12/10/2017 10h01 - Atualizado em 12/10/2017 10h01

 ExpoIjuí: Desafio Cidades Inteligentes procura soluções para Mobilidade Urbana

Nesta sexta-feira, 13, acontece a abertura do Desafio Cidades Inteligentes, evento que integra a programação do Espaço Open Tech durante a Expo-Ijuí/Fenadi 2017. A proposta do evento é proporcionar uma experiência empreendedora em que as equipes participantes deverão apresentar uma solução à problemática Mobilidade Urbana Sustentável, para isso serão oferecidas aos participantes capacitações que buscam transformar ideias em negócios. Isso vai ocorrer a partir da problemática: Mobilidade Urbana e Projeto Paisagístico para as Casas do Bairro da Pedreira.

O produto desenvolvido pelas equipes será apresentado, no dia 22 de outubro, a uma banca avaliadora composta por representantes das entidades: Unijuí, ACI de Ijuí, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae. Os ganhadores dos três primeiros lugares receberão um troféu. Conforme a responsável pela organização do Desafio Cidades Inteligentes, Leonice Parnoff, a realização do Desafio está alinhada com a proposta da feira. “Dentre os objetivos da Expo, está promover negócios e o Desafio alinha-se à proposta da feira uma vez que objetiva socializar conceitos acerca do empreendedorismo, através da disponibilização de ferramentas que auxiliem no processo de inovação, possibilitando aos participantes o exercício de sua capacidade de criar, de resolver problemas e encontrar soluções, desafiando-os a pensar, imaginar e apresentar uma solução a um dos temas propostos, daí a sua importância para a feira”, afirma.

A Abertura do Desafio Cidades Inteligentes acontece das 19h às 21h, no Centro Administrativo da Expo-Ijuí/Fenadi, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. O evento é voltado para os estudantes do Ensino Superior, Médio, Técnico e demais interessados.

O evento é realizado pelas empresas Lavoro Design, Infinitum, VSYS, Elithe, Doled, Horst Maker, Anime Wars, Easy, Mr. Bunny, Poder Executivo de Ijuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ACI, Unijuí, DCEeng, Criatec e Centro Sul Informática. A iniciativa tem, ainda, o apoio do Sebrae, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Projeto de Extensão Produtiva e Inovação, Redes de Cooperação, Expo-Ijuí/Fenadi 2017, AGIT e Integrate - Consultoria e Gestão Empresarial.

Programação

Sexta-feira -  13/10

19h – Abertura Desafio Cidades Inteligentes

19h15min – 21h - Palestra: Pensando em uma cidade melhor para se viver tendo como elemento facilitador a tecnologia

Palestrantes:

- Tiago Bandeira Marchezan – Doutor em Engenharia Elétrica, pesquisador do Grupo WEG, gestor do Polo de Tecnologia da UFSM.

- Orivelton Silva – gerente Projetos e Negócios na Telen Tec, São Paulo e Região, Brasil Tecnologia da Informação e Serviços

Mediador – Ubiratã Machado Erthal  – especialista em Trânsito, Mobilidade e Segurança

Sábado – 14/10

17h – 19h -  Palestra: Criatividade e Inovação

Palestrante:

- Profª Msc Marcia Almeida

Segunda-Feira – 16/10

18h30min – 22h30min - Capacitação de Desenvolvimento de Negócios

  Oficina prática de elaboração do Business Model Canvas

  - Facilitador: Sebrae

Quinta-feira – 19/10

19h – 21h - Mentorias:

- orientação às equipes para elaboração do planejamento do negócio. 

Sexta-feira – 20/10

19h - 21h - Mentorias:

- orientação às equipes para elaboração do planejamento do  negócio. 

Sábado – 21/10

16h – 21h – Oficina de Pitch e Mentorias

- Oficina para orientação da elaboração de Pitch

- Mentorias para a elaboração do Pitch

- Facilitador: Christian Bezerra

- Consultor de Coachin

Domingo – 22/10

10h – 12h – Apresentação dos resultados

14h – 16h -  Encerramento e Premiação

Com Portal da Unijuí

Veja nossos canais de contato

Fale conosco


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Visualizar mapa