Formação em contexto: uma formação sobre os muitos olhares


Formação em contexto: uma formação sobre os muitos olhares

Tornar visível as aprendizagens: foi este o principal objetivo da formação sobre Documentação Pedagógica ocorrida na noite da última terça-feira, 11 de julho, na E.M.F. Dona Leopoldina.

Através do conceito do brainstorming (tempestade de ideias), análise de vídeos e de uma oficina de mini histórias, as coordenadoras da Educação Infantil da Smed, Leila Cavinato Karlinski e Débora Dorneles dos Santos, provocaram  o grupo de professoras da educação da escola, a refletir sobre a importância de um olhar atento e uma escuta sensível para as aprendizagens da criança, o que possibilita documentar e evidenciar o desenvolvimento individual dela, seja através de sequência de imagens, mini histórias, vídeos, pequenos textos, entre outros, evidenciando o processo do desenvolvimento e aprendizagem.

Segundo as coordenadoras, é preciso ter o cuidado para não simplificar as aprendizagens construídas pelas crianças, considerando que para que o desenvolvimento infantil aconteça é necessário o planejamento de situações intencionalmente pensadas para da faixa etária. São importantes os incentivos realizados pelos educadores e também as valorizações diante das conquistas das crianças.

Dar significados às aprendizagens, evidenciá-las para as famílias, comunidade, educadores, possibilitar liberdade para que as crianças sejam as protagonistas de seu próprio conhecimento, tornar os registros um apoio pedagógico, criar parcerias entre o grupo de trabalho, superar nossos julgamentos, possibilitar que as crianças criem hipóteses e testem suas estratégias: eis alguns dos desafios para o educador tornar visível o processo de desenvolvimento e aprendizagens das crianças. 



Enviar por e-mail Imprimir

Galeria de fotos