Ijuí é sede de capacitação para profissionais do Samu

Ao todo serão 200 horas, distribuídas entre aulas teóricas (120) e atividades práticas (80)

• 01/11/2018 15h53 - Atualizado em 01/11/2018 15h53

Ijuí é sede de capacitação para profissionais do Samu

Na segunda-feira,5, às 8h, acontece na Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha (Ciep), bairro Mundstock, uma capacitação para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município de Ijuí (uma enfermeira, Técnica de enfermagem e condutor. É esperada a participação de 35 profissionais dos municípios das áreas de abrangência da 17ª e 9ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS’s).

A iniciativa, segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), enfermeiro Edegar Moi, está em consonância com decisão tomada, ainda no ano passado, quando a da realização da primeira capacitação de 200 horas na cidade de São Leopoldo/RS. “Lá foram escolhidos 11 municípios no Estado, que tinham como requisito os  currículos em dia, para sediarem as oficinas”, pontua.

De acordo com Edgar, das 200 horas de capacitação, 120 serão destinadas às aulas teóricas e 80 às atividades práticas, entendendo-se, portanto, até maio de 2019. As aulas serão duas vezes por semana, com recesso metade de dezembro a março.

A descentralização do programa de capacitação, segundo o coordenador da RUE,  entra como nova norma e tem o objetivo de qualificar o serviço e dar expansão em todos municípios. “O Município de Ijuí assumiu o compromisso de ser a sede deste curso, tendo em vista ser o único local com equipe de suporte avançado das duas coordenadorias de saúde”, explica Edgar.

Ainda segundo o coordenador, a gestão do curso fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, sob a responsabilidade do próprio coordenador/RT do serviço, com auxílio da equipe que fez o curso anteriormente: enfermeira Jane Maria Hoffmann, técnicas Luciana Vescia e Rosane Scalei,além do condutor Robinson Luiz Cavinato.