Lançado Programa Família Acolhedora em Ijuí

Ato foi marcado pela apresentação do Núcleo Social do Lar da Criança Henrique Liebich

Lançado Programa Família Acolhedora em Ijuí

Aconteceu na manhã desta terça-feira,12, em ato realizado no Salão Farroupilha da Prefeitura de Ijuí o lançamento do Programa Família Acolhedora. O programa visa cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças e adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social.

Romi Rohde disse que o prefeito Valdir Heck foi quem estimulou a busca de uma forma diferente de acolhimento para crianças e adolescentes. “Com apoio da Promotoria, do Juizado da Infância, todos se prontificaram a estudar e buscar uma solução, o que acabou culminando com a aprovação da lei que permite a implantação do Programa Família acolhedora”, observou.

A importância da família foi destacada pelo prefeito Valdir Heck. “Eu tenho dito que tudo começa na família. “Normalmente o filho busca seguir os passos do pai e da mãe e conforme forem esses passos poderá se conduzir”, observou.  E por isso, continuou o prefeito: “iniciativas como essas são importantes. Esse programa vem no sentido da filosofia da Administração Municipal que é desenvolver todo o seu trabalho para a vida humana, para a construção cidadã”,disse.

A inscrição das famílias interessadas em participar do Programa Família acolhedora começa ser feita já a partir da próxima segunda-feira, 18, no Prédio da Câmara de Vereadores, à Rua Benjamin Constant, 116, 1º Andar. “Posteriormente essas famílias serão capacitadas para o acolhimento de crianças e adolescentes”, explicou a coordenadora do Programa, assistente social Cristiane Barasuol.

Esse acolhimento compreende amparo, aceitação, amor e a oportunidade de convivência familiar e comunitária. A família acolhedora representa a possibilidade da continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança e para o adolescente. Ao desenvolver esse programa, o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, quer oferecer a crianças e adolescentes o apoio necessário no período que estes estão se preparando para retornar a família biológica ou para seguirem para uma família substituta.

Além do prefeito Valdir Heck e da secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde, cuja pasta é responsável pela coordenação do Programa, formaram a mesa de condução dos trabalhos, a promotora Marlise Bortoluzzi, a juíza Maria Luíza Gaspary, o presidente da Câmara, Rubem Carlos Jagmin, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, assistente social Cristiane Barasuol, que também será a técnica responsável pelo Programa, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanderlei de Ávila, e a coordenadora do Conselho Tutelar, Roselaine Nogueira. Também estiveram presentes secretários municipais, representantes de entidades, presidentes de bairros e comunidade em geral.