LOA 2018 é debatida em Audiência Pública na Câmara

Projeto de Lei da LOA/2018 pode entrar em votação na próxima sessão ordinária, dia 15

• 11/01/2018 16h29 - Atualizado em 11/01/2018 16h35

LOA 2018 é debatida em Audiência Pública no Legislativo

Na manhã desta quinta-feira, 11, ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Ijuí, a Audiência Pública a fim de debater o projeto de lei da LOA/2018 – Lei Orçamentária Anual, que estima a receita e fixa a despesa do município de Ijuí para o exercício financeiro de 2018. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Junior Piaia, mediou a audiência.

Piaia mostrou aos secretários, vereadores, membros de sindicato e comunidade em geral, as receitas e despesas, do Poder Executivo, orçadas para esse ano. Destacando os investimentos que serão feitos no interior e pavimentações no perímetro urbano de Ijuí, além do valor de R$ 9.775.100,00, que será repassado ao Poder Legislativo.

Após as explanações, foi dada a palavra aos participantes. Entre as manifestações, houve a preocupação sobre os quilômetros estimados para asfaltamento e calçamento no interior. O descontentamento foi devido ao número insuficiente de metros que serão pavimentados, porém o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Valdir Zardin, esclareceu o fato, disse que as obras estão de acordo com o estudo realizado e que o planejamento é para 2018 e não para os três anos de governo restante, ou seja, tem muitos calçamentos que virão. Mesmo assim, o vereador Marcos Barriquello sugeriu para que fosse realizada uma reunião para discutir as obras nos distritos de Ijuí.

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ijuí (SSPMI) também se manifestou e disse não concordar com o reajuste salarial proposto pelo Executivo. O secretário da Fazenda, Irani Basso, interveio e explicou que o debate da Audiência Pública girava em torno da LOA/2018 e não de proposta de reajuste salarial aos servidores municipais, o qual esse se fará em outra oportunidade.

LOA 2018 é debatida em Audiência Pública no Legislativo

Irani destacou que ainda a Comissão de Finanças e Orçamento possui um tempo para trabalhar o assunto e colocar em votação o projeto de lei na próxima sessão ordinária, segunda-feira, 15. “Se for aprovado, já nos permite abrir o orçamento. Pois, já faz 15 dias que não conseguimos empenhar nada. E assim que for aprovada a lei, inicia efetivamente o ano de 2018”, disse ele.

Piaia afirmou que amanhã, 12, na reunião das Comissões do Legislativo, será decidido a ida do projeto de lei a votação na próxima sessão. Sem mais nada a declarar, o presidente da Comissão encerrou a Audiência Pública.

Para acessar os slides do projeto de lei da LOA/2018, clique aqui