Prefeito prestigia abertura de evento sobre Saúde Mental


  • 09/08/2018 18h39 - Atualizado em 09/08/2018 18h39

Prefeito prestigia abertura de evento sobre Saúde Mental

O prefeito Valdir Heck participou na manhã desta quinta-feira,9, no auditório do SESC de Ijuí, da 5ª Jornada de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor. O evento tratou sobre o tema Os desafios e potencialidades na saúde mental inclusão e abordagens. A programação continua nesta sexta-feira, 10, durante todo o dia.

Entre os assuntos que estão sendo tratados estão: Os desafios contemporâneos na saúde mental, abordado pela psicóloga Maria Luiza Diello. Ela é especialista em Ciência Política e mestre em Filosofia e Psicologia da Saúde, além de trabalhadora pública; reabilitação em Saúde Mental empoderamento e protagonismo, com Marta Helena Oliveira no Noal, psiquiatra especialista em Humanização na atenção e gestão do SUS e mestre em psicologia da Saúde, além de coordenadora do espaço Nise da Silveira e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

À tarde a programação continuou com Danças circulares e saúde mental – Casa Ama Ijuí, tendo como focalizadora Alessandra Azambuja;  Vivências e potencialidades da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) abordou Contando nossas histórias - projeto Comunidade da Fala da UFSM. Falaram Denisar Oliveira da Silva e Elis Costa .
A programação de hoje incluiu, ainda, relatos de experiências com Voluntários da Casa Ama/Assami, com o Usuário como protagonista do processo terapêutico pela psiquiatra, Martha Noal.
As atividades da Jornada continuam amanhã sexta-feira,10, a 8h, com o tema Atenção psicossocial no cuidado de pessoas que têm problemas na relação com álcool e outras drogas, a cargo da psicóloga Paula Lazzarotto, da Unijuí, é mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos; e Michele Eichelberger, enfermeira mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp; às 10h, acontece o painel Alcoolismo abordagem interdisciplinar no manejo de pacientes dependentes e alcoolista, com Bruno Guidolin, médico psiquiatra, mestre em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUC/RS, com Pós-Graduação em Psiquiatria pela PUC, preceptor de Residência Médica em Psiquiatria Hospital São Lucas da PUC, tendo como coordenadora a Adriana Vanderson, psicóloga do CAPS, especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria.
À tarde, a programação continua com o tema Compulsões e transtornos do exagero - como tratar, com abordagem de Yeger Moreschi Telles, psicólogo, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP. Tem aperfeiçoamento em Entrevista Motivacional e Terapia cognitivo comportamental na Dependência Química pela Weiner Psicologia. A coordenação de mesa está a cargo de Ana Cláudia Poemer, psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, de Santo Ângelo, com 20 anos de atuação pós-graduada em Psicopedagogia e Problemas de Aprendizagem pela mesma instituição de ensino.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.