Prefeito recebe gerência do IBGE para tratar sobre a realização do Censo 2020

A pesquisa demográfica 2020 pretende conhecer em detalhes como é e como vive o povo brasileiro

• 10/01/2019 11h17 - Atualizado em 10/01/2019 11h29

Prefeito recebe gerência do IBGE para tratar sobre a realização do Censo 2020

Os resultados obtidos através do Censo Demográfico permitem tratar um retrato abrangente e fiel do País. Por isso, a agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de Ijuí abre o processo preparatório, com vistas à realização do trabalho. E esse foi o assunto tratado na manhã de hoje com o prefeito Valdir Heck e com o assessor jurídico Telmo Alves. Além da chefe da Unidade, Elis Regina Allegranzzi, também participaram da reunião, os técnicos em pesquisa Valério Neumann e Juliane Dornelles.

Entre outros encaminhamentos, eles solicitaram ao Poder Executivo, cópias do conjunto de leis considerado importante para facilitar a realização do trabalho dos recenseadores: Plano Diretor, Zoneamento Urbanístico e/ou Perímetro Urbano, Distritos, Subdistritos e/ou Regiões Administrativas e Bairros. “Tais leis são valiosas para a atualização da nossa base territorial. A ideia é oficializar, se for o caso, o que já existe, mas não está formalizado”, pontua Elis.

Prefeito recebe gerência do IBGE para tratar sobre a realização do Censo 2020

Com base nessa solicitação, o prefeito Valdir Heck determinou a organização de um grupo de trabalho que contará com o apoio da equipe do IBGE. “Uma reunião deverá ocorrer no início de fevereiro para orientar o trabalho a ser realizado pelo grupo”, informa Valdir Heck.

De acordo com o prefeito, é de interesse do Poder Executivo que a classificação dos setores censitários contribua para o desenvolvimento da pesquisa, com vistas à coleta e à divulgação de dados estatísticos do município, pois estes são fundamentais para o planejamento do Poder Executivo.