Prorrogação da Campanha é mais uma oportunidade para quem não se vacinou

Embora tenha superado a meta de cobertura vacinal, Ijuí continuará aplicando as doses contra a Pólio e o Sarampo

• 04/09/2018 8h49 - Atualizado em 04/09/2018 13h44

Prorrogação da Campanha é mais uma oportunidade para quem não se vacinou

Ijuí está entre os poucos municípios que atingiram a meta de cobertura vacinal contra a Poliomielite (Pólio/Paralisia Infantil) e o Sarampo. Mesmo assim, a decisão da Secretaria Municipal de Saúde foi pela manutenção da vacinação até o dia 14 deste mês, tendo em vista a decisão do Ministério da Saúde em prorrogar a Campanha em todo o país na tentativa de buscar aqueles que não procuraram os postos de vacina até o dia 31 de agosto, prazo dado para o encerramento. “Nós não só atingimos nossa meta como a superamos mesmo antes do final da Campanha. Mesmo assim sempre tem alguns pais que, por uma razão ou outra, não levaram seus filhos para vacinar. Por isso, estamos aderindo à prorrogação”, observa a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, enfermeira Salester Ruver.

De acordo com o Salester, as doses das vacinas contra a Pólio e o Sarampo continuam disponível nas 14 Salas de Vacina, no horário de funcionamento da Rede Pública de Saúde (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. “Toda a criança menor de cinco anos deve receber a doses das duas vacinas, pois tanto a Pólio quanto o Sarampo são doenças graves: a primeira pode causar sequelas permanentes e a segunda pode levar à morte”, alerta a coordenadora.

Pela análise dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, quem puxa para baixo o índice de cobertura vacinal são os pais de crianças na faixa de um ano de idade. As outras faixas, dois, três e quatro anos, todas se apresentam com índice de cobertura vacinal superior a 100% no Rio Grande do Sul.

Em Ijuí, para um universo de3 .911 crianças a serem imunizadas, 4.096 já receberam a dose contra ambas as doenças – Pólio e Sarampo, conforme dados divulgados ontem pela coordenadora do Programa de Imunização – o que equivale a uma cobertura de 104,73% enquanto a meta mínima aceitável pelo Ministério da Saúde é de 95%.