Raps convida comunidade ijuiense a falar sobre suicídio

Ação desenvolvida na tarde de ontem teve como objetivo sensibilizar as pessoas para esse problema que resulta em cerca de 800 mil mortes no mundo ao ano

Raps convida comunidade ijuiense a falar sobre suicídioA tarde desta quinta-feira,13, foi marcada pelas atividades realizadas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) na Praça da República. A iniciativa integra a programação Setembro Amarelo. A Campanha Brasileira de Prevenção ao Suicídio, vem sendo desenvolvida desde 2015, numa iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Em Ijuí, também neste ano, diversas atividades estão sendo realizadas com o mesmo objetivo.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, as ações objetivam chamar a atenção para esse problema que é grave e atinge número expressivo de famílias em todo o mundo. “A cada 40 segundos uma pessoa se suicida em todo o mundo, o que nos leva a um total de 800 mil mortes por suicídio em um ano”, pontua a assistente social Daiana Quadros.

Para Daiana, os gestores de saúde precisam estar atentos ao problema e desenvolver uma política pública que alcance esse público. “Em Ijuí, estamos trabalhando fortemente e uma das medidas que adotamos é a que prevê a qualificação dos profissionais que atuam na área”, explica. E, nesse sentido, segundo Daiana, na segunda-feira, 13, ocorreu um evento no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, durante o qual o professor doutor Ênio Waldir dos da Silva falou sobre o suicídio como uma anomia social (ausência ou desintegração das normas sociais segundo Emily Durkheim, sociólogo que cunhou este conceito).

Como objetivo de mobilizar a atenção da comunidade ijuiense para o problema, a programação do evento desta tarde, contou com blitz educativa, cama elástica, pintura de rosto(desenho realista), contação de histórias, apresentações de danças, músicas, teatro, distribuição de mudas, além da tenda, com a realização de vários serviços da área da saúde.