• 02/11/2018 9h31 - Atualizado em 02/11/2018 9h31

Rede de Proteção e Conselhos Tutelares participam de capacitação em Ijuí

O prefeito Valdir Heck e a secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde, assim como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente participaram do ato de abertura da Jornada de Seminários Regionaispara a Rede de Proteção e Conselheiros Tutelares do RS realizada em Ijuí. O evento é uma iniciativa do Comitê Gestor do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia CT) e Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania.

A programação, que teve lugar no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ijuí, na quarta-feira,31, reuniu os conselheiros tutelares e agentes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente para refletir acerca da Lei 13.431 que trata do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente vítima ou testemunha da violência, bem como sensibilizar os Conselhos Tutelares na utilização do Sipia CT.

Durante a Jornada, que está na sua terceira edição e pretende passar por todas as regiões funcionais do Estado, foram abordados temas como proteção de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.

Rede de Proteção e Conselhos Tutelares participam de capacitação em Ijuí

Paralelamente houve um encontro na SMDS, para passar orientações sobre a realização da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A secretária Romi Rohde participou da roda de conversa com as integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica) e de Comdicas. “A Conferência deve ser realizada até o dia 15 de dezembro. A definição da data deverá ocorrer na próxima semana em reunião do Comdica que será o responsável pela realização com do evento com apoio da Secretaria”, explica Romi.