SMS lança campanha de prevenção a dengue

Evento na manhã desta quarta-feira na sede do SSPMI contou com a participação de gestores, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, entre outros servidores

• 05/12/2018 14h13 - Atualizado em 05/12/2018 14h53

SMS lança campanha de prevenção a dengue

O início da manhã desta quarta-feira,5, foi marcado pela realização de um encontro na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ijuí (SSPMI). Lá estiveram o secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, a coordenadora Técnica de Atenção Básica, Andreia Franco, e os coordenadores da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta, e do Programa de Agentes Comunitários, Janice Piccinin Ortmann. O objetivo foi realizar o lançamento do conjunto de ações a ser desenvolvido, com vistas ao combate do mosquito aedes aegypti e prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Essas são doenças graves que podem gerar outras enfermidades ou levar à morte. “Estamos sempre em alerta, mas com a chegada do verão, com predominância de chuva e calor, precisamos reforçar o apelo à comunidade para que tome os cuidados necessários”, afirma o secretário Josias Pinheiro.

Entre as ações que comporão o conjunto de medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue estão: a reativação do programa que visa à eliminação de criadouros do aedes aegypti, com atuação pontual em locais já mapeados pelos agentes.

Além disso, também será desencadeado o projeto Bom Exemplo, pelo qual cada Secretaria, Autarquia e/ou Coordenadoria indicará um representante para fiscalizar, sistematicamente, o ambiente, orientando os demais sobre como proceder para evitar atitudes que comprometam o trabalho de combate e prevenção a dengue. “Esse trabalho motivou a criação do comitê de combate a dengue que agora está sendo reativado”, observa o coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta.