Transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental é debatida


  • 14/11/2017 17h27 - Atualizado em 14/11/2017 17h27

Transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental é debatida

No dia 07 de novembro, na sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação (Smed), ocorreu o encontro de formação entre Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil e Anos iniciais das escolas Fundamentais com as  Coordenadoras Pedagógicas da secretaria.

O encontro teve finalidade o diálogo entre a educação infantil e o ensino fundamental, articulando falas e práticas educativas no sentido de compreender as especificidades das experiências dos diferentes sujeitos envolvidos nesse processo. As experiências, conversas, estudos sobre diferenças e similaridades entre as práticas educativas desenvolvidas foi de fundamental importância no cotidiano desse contexto que, subsidiam diálogo entre esses sujeitos.

Conforme as coordenadoras pedagógicas da Smed, a transição entre a pré-escola e o ensino fundamental é um momento de suma importância na vida das crianças. O encontro foi um momento de refletir sobre diferenças e semelhanças entre  a pré-escola e o 1º ano do Ensino Fundamental, para pensar possibilidades de trabalho. A passagem entre esses níveis de ensino exige reconhecer cada criança em suas múltiplas dimensões, ou seja, sem restringir sua condição apenas à de aluno. Para que aconteça o processo de alfabetização é necessário que sejam garantidos tempo e espaço adequados para os momentos de brincadeira e interação.



Enviar por e-mail Imprimir