Coleta de Resíduos



Coleta de Resíduos

Resíduos Recicláveis: Papel e papelão; plásticos; embalagens longa vida (caixas de leite), alumínio e metais.


Destino: Após serem coletados pelo caminhão da coleta seletiva serão levados para as associações de catadores de materiais recicláveis.

OBS: estes resíduos são coletados pelo caminhão do tipo baú.

Resíduos Orgânicos: Cascas e restos de frutas, legumes e verduras; erva mate; pó de café; cascas de ovos; toalhas e guardanapos de papel usados; cinza de fogão; entre outros.

Destino: Aterro sanitário ou composteira. O destino ideal aos resíduos orgânicos é a

compostagem, da qual resultará um excelente adubo. Faça a sua composteira utilizando os resíduos orgânicos de sua cozinha. Caso você ainda não tenha a sua, esse tipo de resíduo deve ser destinado na coleta juntamente com os rejeitos.

Rejeitos: Papel higiênico, fralda descartável e absorvente íntimo; tocos de cigarro e palha de aço. Estes materiais devem ser embalados e destinados ao aterro sanitário.

Destino:Aterro sanitário.

OBS: os resíduos orgânicos e rejeitos são coletados com o caminhão compactador.

Outros tipos de resíduos com coleta diferenciada:

Pneus: Devem ser entregues no Ecoponto de pneus localizado na rodovia BR 285 km 453 - Linha 6 Leste, da mesma forma que as câmaras inservíveis e borrachas que devem estar embaladas. O recebimento ocorre nas quartas-feiras das 8h às 11h e das 14h45 às 16h.

Óleo de cozinha:deve ser entregue ao Instituto Lar Bom Abrigo (Lar das Meninas), localizado na rua Aristeu Pereira, bairro Burtet.

Resíduos de saúde: Medicamentos vencidos ou não, seringas, agulhas e curativos. Devem ser entregues nos ambulatórios do SUS ou no Posto Central de Saúde.

Lâmpadas fluorescentes e compactas: O programa Lâmpada legal, promovido pela SMMA, visa incentivar a devolução das lâmpadas fluorescentes inutilizadas ao local da compra segundo a Lei Federal nº 12.305/2010.

Baterias de celular: Devem ser entregues nas lojas que comercializam os celulares, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei Federal nº 12.305/ 2010.

Lâmpadas incandescentes: Essas lâmpadas não apresentam em seu interior produtos nocivos, podendo ser quase que completamente recicladas. Para isso, devem ser destinadas aos ecopontos de vidro.

Resíduos de jardinagem e roçadas (galhos, grama e folhas): a orientação é dispor para compostagem em terreno próprio ou em outro local adequado, desde que com autorização do proprietário.

Pilhas e vidros: A SMMA disponibiliza no município de Ijuí Ecopontos para a coleta desses materiais.



Enviar por e-mail Imprimir

Anexos

Lista Ecopontos 2017(1).docx Baixar
Listagem Ecopontos 2016 Baixar
Dicas de separação do lixo Baixar
Coleta de resíduo úmido - rejeito.pdf Baixar
Coleta de resíduo reciclável - seco.pdf Baixar