Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas 1

O Creas constitui-se numa unidade pública de prestação de Serviço Especializado e continuado a indivíduos e famílias com seus direitos violados articulando os serviços de Média e Alta Complexidade com a rede de serviços socioassistencial de Proteção Social fundamentada na Política Nacional de Assistência Social.

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos - Paefi

Através de um conjunto articulado de ações, favorecer a criação de condições para que crianças e adolescentes vítimas e vitimizadas, bem como suas respectivas famílias, possam resgatar e garantir seus direitos fundamentais, tomando como referência a multidisciplinariedade das ações, com compromisso ético e político.

Serviço de Proteção Social a Adolescentes e Adultos em Cumprimento de medida socioeducativa, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade

A municipalização da execução de Medida socioeducativas de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços na Comunidade, propiciando ao adolescente autor de ato infracional e aos seus familiares o exercício da cidadania.

Projeto Ideais

Parte do pressuposto de que o enfraquecimento ou ruptura dos laços com os grupos de referência, representados especialmente pela família e escola formal, leva os sujeitos a uma passagem significativa: de uma situação de rua, a uma condição na rua, com a conseqüente fixação no espaço da rua, onde o grupo de referência passa a ser o bando.

Serviço de Acolhimento Institucional e Convênios com entidades

Resgatar os vínculos mediante a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários proporcionando a reintegração da criança, do adolescente e da Pessoa com Deficiência fragilizada ou afastada em função das suas limitações ou rompimento dos vínculos familiares.

Casa de Passagem – Criança e Adolescente

Acolhimento de crianças e adolescentes acompanhados ou não de seus responsáveis, quando em situação de rompimento de vínculos.

Casa Lar – Pessoa Idosa

Atender a pessoa idosa, com ações voltadas para o desenvolvimento biopsicossocial, integrando poder público e sociedade civil, como forma de evitar a exclusão social.

Controle Social

Comas - Conselho Municipal de Assistência Social

Comdica - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Comui - Conselho Municipal do Idoso

Comdim - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Cogemas - Comissão de Gestores Municipais de Assistência Social

Conselho Tutelar

Manutenção do Conselho Tutelar, órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, respeitando o disposto na Constituição Federativa do Brasil / 1988, regulamentada através da Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente e leis afins.