Gestão e Ações Ambientais Integradas

1) Plano Municipal de Áreas Socioambientais fragilizadas:

2) Plano Municipal de Saneamento Básico:

Subprogramas:

Plano Municipal de Áreas Socioambientais fragilizadas

Baseado na caracterização da área e sua influência da vida da população local, esse plano envolve projetos municipais, sendo o principal o Parque Municipal da Pedreira.

Parque Municipal da Pedreira: Partindo da Lei Federal 2.887/1993 que especifica que as antigas pedreiras devem ser transformadas em áreas de preservação permanente (APP) o Executivo Municipal vem desenvolvendo uma série de ações visando recuperar o Arroio Espinho, que compreende uma área de 16 mil metros quadrados, 56 mil metros cúbicos de água e uma profundidade de cerca de quatro metros. Além disso, o plano prevê o reassentamento de moradores que estão em áreas de APP e a urbanização do local que compreende os bairros Pindorama e Thomé de Souza compatibilizando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do local que deverá ser transformado em um parque natural. Após a realização de reunião com moradores das imediações, da coleta de informações realizada no lago da “Pedreira” e da apresentação do pré-projeto a comunidade do município nos últimos meses, o projeto está cadastrado no governo federal para a captação de recursos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) até o final deste ano.

Plano Municipal de Saneamento Básico

Conforme especificações da Lei 11.445, de janeiro de 2007, que estabelece que os Municípios são titulares dos serviços públicos de saneamento básico, cabendo a eles optar pela delegação ou pela prestação direta dos mesmos, o município de Ijuí está elaborando desde abril o Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB). Contando com conferências, encontros técnicos, oficinas técnicas, reuniões territoriais e audiência pública, o Executivo Municipal, através da nomeação de um Comitê multidisciplinar composto por técnicos da Prefeitura busca envolver, incluir, conscientizar, orientar e chamar a população ijuiense para que faça parte dessa importante discussão que envolve quatro eixos principais: abastecimento de água potável, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais e esgotamento sanitário. O plano tem período de conclusão e apresentação formal a câmara de vereadores ate o final de 2010 e contará com assessoria técnica do IPH/UFRGS através da FAURGS.

Anexos

20/01/2015 09:42 Modelo de gestão para os serviços de abastecimento de água e serviços de esgoto sanitário Baixar