Plano de arborização urbana e áreas verdes

1) Plano de Arborização Urbana
2) Projeto de Reflorestamento Assistido
3) Bosque dos Capuchinhos
4) Banhado Knebel
5) Projeto de Trilhas Ecológicas
6) Trilha Ecológica do Itaí

Subprogramas:

Banhado Knebel

Localizado no município de Ijuí, entre os bairros São José e Elizabeth é uma importante Área de Preservação Permanente (APP) do município. O banhado é um admirável ecossistema, sendo a preservação dessas áreas importantes para a manutenção de recursos hídricos, contenção de enchentes, preservação de sua flora e fauna características, entre variadas “utilidades”.  Devido à complexidade ambiental da área (banhado) e a proximidade com áreas residências, é fundamental a elaboração de projeto para o controle ambiental no entorno durante o ano de 2011. Esse projeto foi sugerido e aprovado no OCP municipal da Região 2 deste ano.

Bosque dos Capuchinhos

O Executivo Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente planeja a implantação, no chamado Bosque dos Capuchinhos, de um Jardim Botânico no Município de Ijuí com uma área de 20.801,53 m² de terras localizadas no Bairro São Geraldo. A transformação justifica-se também pela necessidade diagnosticada de uso e ocupação da área que hoje não tem aproveitado o seu verdadeiro potencial como área ambiental, servindo inclusive como apontamento de problema urbano. A transformação do Bosque dos Capuchinhos em um Jardim Botânico já está prevista no Plano Ambiental aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ijuí. Na OCP de 2010 a melhoria na infra-estrutura do Bosque foi solicitada pelos moradores do bairro São Geraldo.

Plano de Arborização Urbana

Desde 2009, quando foi realizado um seminário aberto ao público em geral, está sendo discutida a elaboração e implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana em Ijuí a partir de estudos. Após diversas discussões com representantes da comunidade entidades o plano será encaminhado para o legislativo municipal com a finalidade de transformá-lo em lei. Com esse plano formatado tem-se o objetivo de dar subsídios técnicos legais para a gestão da arborização dentro do perímetro urbano da cidade.

Projeto de Reflorestamento Assistido

No ano de 2009 buscando atender a legislação ambiental vigente, o Executivo Municipal de Ijuí através das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, juntamente com o Executivo Municipal de Ajuricaba realizou cerca de 60 encontros com produtores rurais dos municípios para aplicar o Projeto de Reflorestamento Assistido em Propriedades Rurais. Visando a restauração das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e outras áreas degradadas de forma voluntária. Além da disponibilização de insumos necessários para o plantio de mudas e isolamento de áreas (cercas) sem custos para os produtores, os Poderes Executivos de Ijuí e Ajuricaba, juntamente com a ONG Internacional CARE e com a assessoria técnica da Universidade Federal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) estão em busca de recursos para sua viabilização junto aos cerca de 600 produtores que se inscreveram de forma voluntária no mesmo.

Projeto de Trilhas Ecológicas

As trilhas ecológicas permitem uma melhor compreensão da natureza, aguçando a atenção para o ambiente vivo que nos rodeia, instigando uma mudança de visão em relação ao ambiente natural. Com o objetivo de disponibilizar a população Ijuiense, locais para a realização de atividades de lazer e contato com a natureza, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está realizando desde meados de 2010 o cadastro das trilhas ecológicas do município, sendo que até o momento foram identificadas e visitadas sete trilhas, tanto em áreas urbanas, quanto em áreas rurais. Nesse cadastro são observados vários pontos como: objetivos da trilha, abordagens temáticas da trilha, mapeamento da trilha, com identificação dos principais pontos de observação, entre outros itens.  A SMMA espera indicações da comunidade referentes a trilhas ainda não visitadas.

Trilha Ecológica do Itaí

O Distrito de Itaí possui características ambientais relevantes para o município. Com o objetivo de preservá-las e disponibilizar a população um área de lazer e contato com a natureza, foi instituído no município, através da Lei nº5,022, de 01 de julho de 2009, a Trilha Ecológica do Itaí. Esse projeto tem o envolvimento do Poder Público Municipal, da comunidade local e de várias entidades municipais. As discussões iniciaram em meados de 2009, sendo que no OCP 2010 a revitalização da área foi citada e aprovada como a principal ação para o Distrito. Assim, em 2011 ocorrerá investimentos para a revitalização do local.