Ijuí, sábado, 13 de agosto de 2022 Telefone (55) 3331-8200

Atendimento Atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h00

Administração - Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

21 de setembro - Dia Nacional Da Luta das Pessoas com Deficiência

O dia 21 de setembro, assim como todo o mês, não deve ser encarado como uma data comemorativa relacionada às pessoas com deficiência. Trata-se do resultado das muitas lutas dos Movimentos Sociais de Pessoas com Deficiência a fim de trazer para o debate público suas necessidades como sujeitos, como cidadãs e cidadãos.

A data de 21 de setembro foi a escolhida para comemorar e reforçar, em todos os estados brasileiros, a importância da discussão de propostas e políticas públicas que visam integrar essas pessoas na sociedade de forma igualitária, foi escolhida também por causa da primavera, que representa o renascimento das plantas e, relacionada à questão das pessoas com deficiência, simboliza o início das reivindicações e a busca por participação social em igualdade de condições.

De acordo com últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, essa data representa quase um quarto da população brasileira.

As pessoas com deficiência segundo a legislação, são enquadradas nas seguintes categorias: Deficiência física (se apresenta em 13 categorias); Deficiência auditiva; Deficiência mental ou intelectual; Deficiência visual; Deficiência múltipla.

Desde 1982, o dia 21 de setembro é uma oportunidade de reunir forças em prol dos direitos e comemorar as conquistas alcançadas ao longo dos anos. A luta é diária quando se trata de direitos, mas uma data é como um marco, um momento de reflexão e busca por soluções para os problemas que ainda existem. Afinal, mesmo com todas as conquistas, o preconceito, a desigualdade, a exclusão e a falta de acesso a diversos serviços ainda fazem parte da realidade.

Texto: Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

UF - 2021

UF - 2022