Governo Municipal - Quinta-feira, 30 de Dezembro de 2021

Desenvolvimento Econômico em Números!

Schirmann quer mais ações para 2022 em secretaria estratégica para o município.

Desenvolvimento Econômico em Números!

A secretaria liderada por Luíz Schirmann está realizando atividades pensando na atração de investidores. Com forte atuação no movimento das paralelas da BR 285, execução de terraplanagem em área junto ao aeródromo municipal onde serão instalados dez hangares  para a aviação privada de Ijuí e Região, tornando nosso aeródromo um referencial na aviação executiva; Participação da maior feira do setor tecnológico gaúcho a MERCOPAR, onde estivemos presentes com representantes ijuienses de diversos setores da indústria e serviço em visitas técnicas e orientadas, proporcionando a prospecção de novos negócios que fomentam a nossa economia; Implantação do que preconiza a legislação vigente sobre a liberdade econômica, sendo que a abertura e instalação de empresas podem ser feita de forma on-line e sem muita demora; Treinamento para servidores da Sala do Empreendedor, foi preponderante para alcançarmos nossos objetivos, sendo que fomos buscar em Panambi e Santa Rosa exemplos de sucesso que trouxemos para a gestão, o que resultou na conquista do premio de certificação pela FNQ na categoria Diamante; Assinatura do convênio entre o Poder Público e o SEBRAE RS para o desenvolvimento do Programa Cidades Empreendedora que irá potencializar as ações de empreendedorismo em nossa cidade, tendo a Semdec como protagonista na indução do desenvolvimento empresarial, tecnológico, social e ambiental. Exemplo disso é a lei que permitiu a assinatura de convênio com a  Oscip Imembuí Microfinanças, que atuará junto a Sala do empreendedor, oferecendo crédito assistido a empreendedores rurais, negócios formais, informais, microempreendedores individuais (MEIS) e microempresas. Ainda, por meio da articulação do secretário Luiz Schirmann, junto a FIERGS foi viabilizado a devolução de espaço onde funcionava a escola técnica do SENAI, cujo prédio abrigará escola do município. Também foi articulada a entrega de todo o mobiliário, equipamentos de informática e climatização do SEBRAE RS, que se encontravam em sua antiga sede, que hoje irá abrigar a SMEd; 6.250 MEIs, nesse ano foram atendidos pela Sala do Empreendedor 2.681 microempreendedores individuais. Na questão da geração de emprego e renda um dos principais focos foi a capacitação de mão de obra para atender as demandas do setor industrial, com a realização de parceria junto ao  SENAI para o desenvolvimento de Curso de Soldador Industrial, com 40 vagas ofertadas. Além disso, na qualificação para os serviços, firmamos parceria com a SMDS e o SENAI para a realização de cursos nas áreas de panificação, corte e costura,  práticas de cozinha, operador de maquina empilhadeira e práticas em soldagem condições de meio ambiente de trabalho em indústria, totalizando mais de 100 vagas. O Núcleo Administrativo, em conformidade com o SIAPC – Sistema de Apresentação Público de Contas e Despesas, todas as ações previstas no PPA, na LDO e na LOA vigentes, foram executados devidamente e legalmente. Além disso foi realizado o PPCI do Parque de Exposições, com instalação de equipamentos necessários e exigidos pelo CBM e o  levantamento do patrimônio da SEMDEC. “Um ano de conquistas e aprendizado. Desejo que em 2022 possamos potencializar as ações”, comentou Schirmann com destaque para as diferenças entre público e privado no que tange à velocidade entre o pensar e o acontecer.