Governo Municipal - Sexta-feira, 31 de Dezembro de 2021

Meio Ambiente em Números!

Várias frentes de trabalho marcaram o ano da pasta ecológica.

Meio Ambiente em Números!

Entre as ações da secretaria do meio ambiente, foram ajustados procedimentos para dispensa de publicação nos jornais de circulação regional sobre os requerimentos de licença ambiental; Conversão do sistema para acesso online do empreendedor e responsáveis técnicos deverá ser a próxima etapa de aperfeiçoamento; Processos Protocolados na SMMA 2021: 273 empreendimentos e atividades; Licenciados cerca de 80% dos processos pendentes (que aguardavam complementação ou análise) dos anos anteriores; Pareceres sobre APP (área de preservação permanente), inclusive em cooperação à SEPLAN (vistorias, análises, pareceres técnicos, certidões para averbação de APP):76; Processos de REURB, no qual a SMMA, integra a Comissão para analise de REURB, bem como participa diretamente nos processos de Usucapião com analise APP; Elaborado a documentação para renovação do Convênio da Mata Atlântica-SEMA/RS; Constituída equipe de manejo em arborização pública urbana; Pedidos de manejo de arborização: 974; Mudas adquiridas: 940, sendo distribuídas e plantadas 611 mudas; 36 processos administrativos com Autos de Infração em arborização; 167 Denúncias ambientais; 119 informativos ao Ministério Público Estadual; Organização da Semana do meio Ambiente; Coleta de resíduos sólidos domiciliares (RSD), 16.312  toneladas/ano; Coleta de Resíduos Eletrônicos; Coleta de Vidros; Destinação de 16.087,00 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos; Entre os meses de janeiro a novembro de 2021 foram executados 11.833,55 metros de rede de coleta de esgoto; Parque da Pedreira (Assessoramento técnico à SMCET); Organização de plantio de mudas nativas em APP (05/06/2021 e 03/07/2021) - Recuperação de área degradada (RAD) no mês do meio ambiente; Projeto Lixão Linha 6 Leste; Contrato de Resíduos de Serviço de Saúde; Projeto de Educação Ambiental; 64 animais castrados; 59 atendimentos clínicos; Feira de Adoção; 177 denúncias de maus tratos a animais. “Um ano em que aprendemos muito. Para 2022 projetamos um período de forte atuação da secretaria, com avanços que ficarão marcados no setor ambiental do município”, afirmou Yuri Pilissão, secretário de meio ambiente.