Saúde - Terça-feira, 29 de Setembro de 2020

Unidades de Saúde estarão fechadas nesta quarta-feira para capacitação

A coordenadora técnica da Atenção Básica, Salester Ruver, informa o fechamento de todas as Unidades de Saúde nesta quarta-feira, 30, pela tarde  para uma capacitação  do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS ), através da apoiadora Cleonice Poletto  das Regiões 12 e 13,     sobre o programa Previne Brasil.  A capacitação é  uma estratégia de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Sul. O foco principal da capacitação é  o cadastramento e os indicadores de desempenho dos municípios tendo como base a Portaria Nº 2.979, 12 de novembro de 2019 que institui o Programa Previne Brasil.

A portaria estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017,  visando estimular o alcance de resultados. Também irão participar da capacitação os profissionais de saúde dos municípios de Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto e São Martinho que compõem a 13ª Região de Saúde e 17º Coordenadoria Regional de Saúde.

Em caso de Urgência e Emergência o Centro de Triagem e a UPA 24 horas estarão atendendo normalmente.