Administração - Quinta-feira, 15 de Outubro de 2020

Programa Inova RS define áreas prioritárias

Ocorreu nesta quarta-feira, 14, a primeira reunião da Mesa do Inova RS – Região Noroeste e Missões, tendo como objetivos centrais formalizar esta estrutura do Programa e definir uma visão de futuro para nossa região. Estavam presentes na reunião virtual representantes da chamada quádrupla hélice da inovação (Governo, Empresas, Academia e Sociedade Civil), membros dos Comitês Técnico e Estratégico, assim como autoridades da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), secretário Luis Lamb, secretário adjunto, Fernando Mattos e o diretor de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco. A reunião foi conduzida pelo coordenador do Comitê Estratégico e servidor da secretaria municipal de Planejamento, Cristiano Palharini.

Na oportunidade, a coordenadora do Comitê Técnico, Tais Souza, apresentou aos integrantes da Mesa um relato das ações já realizadas pelo Programa e um mapeamento do nosso Ecossistema Regional de Inovação, evidenciando nossas potencialidades e características regionais. A região Noroeste e Missões abrange 4 microregiões, são elas as regiões Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, totalizando 77 municípios, com uma população de aproximadamente 760.000 habitantes.

A partir dos dados levantados no mapeamento foi apresentada uma proposta de visão de futuro para a região. Foi aberto espaço para os integrantes da Mesa avaliarem a proposta e proporem outras áreas julgadas importantes, tendo ocorrido grande número de manifestações. Passou-se a uma votação eletrônica para definir 3 áreas prioritárias, o marco temporal e a abrangência de nossos objetivos. Ao final dos trabalhos ficou definida para a nossa região a seguinte visão de futuro:

EM 2030 A REGIÃO NOROESTE E MISSÕES SERÁ REFERÊNCIA LATINO AMERICANA DE INOVAÇÃO POR MEIO DE UMA ESTRATÉGIA DE ESPECIALIZAÇÃO INTELIGENTE EM AGRONEGÓCIO, ELETROMETALMECÂNICO E NA GERAÇÃO DE ENERGIA.

No dia 25 de novembro ocorre a próxima reunião da Mesa do Inova RS para discutir e definir Projetos que concretizem a visão de futuro construída coletivamente.

Você pode acessar o conteúdo do mapeamento e a apresentação da reunião neste link https://drive.google.com/file/d/1iOjW8vqZFdj1NsBt1P7akCO3YwhImFlv/view?usp=sharing

A reunião foi transmitida através do facebook da SICT e pode ser acessada aqui https://www.facebook.com/secretariadeinovacaors/videos/719207688951596