Educação - Segunda-feira, 22 de Maio de 2023

Aprendizado prático e criativo

Smed entrega espaços de aprendizagem para Escola de Tempo Integral

Aprendizado prático e criativo

A Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Eugênio Storch juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) irá inaugurar na próxima terça-feira, dia 23 de maio, a Sala de Criatividade e Cozinha Pedagógica, dois espaços inovadores que foram projetados para promover o aprendizado prático e criativo, permitindo que os estudantes explorem sua imaginação e desenvolvam habilidades culinárias, empreendedoras e criativas
A Sala de Criatividade e Cozinha Pedagógica são espaços amplos e modernos, equipados com os mais recentes materiais para o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas criativas e inovadoras. As salas foram projetadas levando em consideração a segurança dos alunos, com todos os equipamentos seguindo os padrões de segurança estabelecidos.
A Cozinha Pedagógica, caracteriza-se como um novo espaço de caráter pedagógico vai possibilitar práticas pedagógicas enriquecedoras nas aulas que permeiam os projetos desenvolvidos no contexto escolar e desenvolvem habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, que destaca a importância do ensino da alimentação saudável para a saúde e bem-estar das crianças, relacionadas aos conceitos abordados nas diferentes áreas do conhecimento e as aprendizagens essenciais para complementar e enriquecer o currículo escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. A proposta visa desenvolver práticas culinárias e suas variadas possibilidades de pesquisa, de produção, reaproveitamento de alimentos, orçamento, economia doméstica, participação consciente, alimentação saudável e sustentabilidade.
A sala de criatividade oferece um espaço onde os alunos podem experimentar, colaborar e desenvolver projetos criativos que abrangem diferentes disciplinas. A interação com as tecnologias digitais e materiais didáticos diversos, que permitem a transformação das suas ideias em realidade de forma mais eficiente e envolvente. Além disso, a sala promove a interdisciplinaridade, pois os alunos serão incentivados a combinar conhecimentos de diferentes áreas para solucionar problemas e criar soluções inovadoras. Outro objetivo importante da sala de criatividade é fomentar o pensamento crítico e a resolução de problemas. Ao enfrentar desafios criativos utilizando recursos plugados e desplugados, os estudantes são encorajados a pensar de maneira independente, a buscar soluções inovadoras e a superar obstáculos. Essa abordagem promove a autonomia e a capacidade de tomar decisões informadas, habilidades essenciais para o mundo atual. Além disso, a sala de criatividade incentiva a colaboração e o trabalho em equipe. Os alunos têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos, ideias e habilidades, trabalhando em projetos coletivos que estimulam a troca de experiências e a construção conjunta de soluções criativas. Essa interação social fortalece as habilidades sociais e emocionais dos estudantes, preparando-os para a colaboração no ambiente profissional futuro.
Além disso, as novas salas proporcionarão um ambiente inclusivo, permitindo que os alunos explorem diferentes culturas e tradições, incentivando a diversidade e o respeito mútuo. A escola planeja integrar as atividades das salas ao currículo existente, proporcionando aos alunos uma educação abrangente e estimulante. A inauguração da Sala de Criatividade e Cozinha Pedagógica na Escola Eugênio Storch marca um importante marco no compromisso da Smed com a excelência educacional e o desenvolvimento holístico de seus estudantes. Esse espaço inovador é um reflexo do esforço contínuo da escola e mantenedora em oferecer experiências enriquecedoras e promover uma educação de qualidade.