Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020

Transbordo de Resíduos de Construção Civil será implantado em Ijuí

Desde janeiro de 2019, o Poder Executivo através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente construiu a Estação de Transbordo de Lixo, situada na Linha 4 Oeste. De lá para cá muitos investimentos foram feitos no local, com o objetivo de viabilizar e destinar corretamente os resíduos sólidos produzidos pelos munícipes.

Com uma balança com capacidade de até 80 toneladas, outro investimento no local foi a implantação de dois pavilhões para o armazenamento de vidros e pneus. Fora dali, outros dois trabalhos estão sendo feitos: a recuperação do antigo lixão e a instalação de um novo transbordo para Resíduos de Construção Civil (RCC).

Dividida em cinco etapas, segundo o secretário de Meio Ambiente, Antenor Weiller, três já foram concluídas para a recuperação do antigo lixão. As duas etapas finais serão licitadas para a sua conclusão.

Em relação ao transbordo de Resíduos de Construção Civil, a empresa Elementar – Locação, Saneamento e Construção LTDA irá implantar um moderno Centro de Triagem e Reciclagem, misto com Aterro de RCC, localizada a 2 km da antiga saída para Cruz Alta.

No local, a empresa irá instalar as seguintes obras: cercamento da área, prédio administrativo, galpão de triagem de resíduos mistos, área de britagem e das peneiras, depósito de reservação, residência do zelador, barreira vegetal ou cerca verde e área de compostagem.

De acordo com o engenheiro responsável Jaime Ademar Mattiazzi, todos os resíduos entregues passarão por algumas etapas. “Haverá triagem para segregação daqueles que tem utilidade econômica; beneficiamento de alguns resíduos (entulho limpo, madeiras, gesso) e destinação para outra empresa licenciada visando os descartes que não se encaixam nas opções citadas anteriormente”, explica o engenheiro.