Governo Municipal - Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Trilha do Rio Potiribu

Com aproximadamente 1.800 metros, a trilha é a mais longa do município, e oferece um trajeto estruturado, com pelo menos 10 pontos de interesse.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET), por meio da Turismóloga da pasta, esteve reunida com a comissão encarregada de pensar, planejar e desenvolver ações sobre a revitalização da Trilha do Rio Potiribu. A partir da mobilização entre as Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET), Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Meio Ambiente (SMMA), com o Grupo de Escoteiros Farrapos Carijós, iniciou-se uma articulação junto a outros possíveis interessados em revitalizar a trilha. O principal objetivo é transformar o espaço em uma trilha ecológica ativa e acessível para as comunidades de Ijuí e região. A ideia é que ela ofereça a possibilidade de visitação de forma guiada e autoguiada, seja pelo público caminhante, por ciclistas ou por pessoas com deficiência. Para além das pastas citadas, estão engajadas na iniciativa as Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico, a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan) e a Associação de Ciclistas Las Monaretas, além da Unijuí, por meio da Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e dos Programas de Educação Tutorial (PET) de Ciências Biológicas e Engenharia Civil.