Governo Municipal - Sábado, 12 de Junho de 2021

NÃO AO TRABALHO INFANTIL!

Dia 12 de junho Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

NÃO AO TRABALHO INFANTIL!

Dia 12 de junho Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

A infância costuma deixar nos adultos doces lembranças: brincar de esconde-esconde, jogo de bola, bolinha de gude e bonecas. Da escola: lembramos daquela professora inesquecível e dos amigos inseparáveis. Mas, infelizmente, isso não acontece com todos. Milhares de pessoas se recordam dessa fase sagrada da vida com tristeza e desesperança.
Neste período, tiveram a infância roubada, escondida em carvoarias, nos lixões, nas pedreiras, na exploração sexual, no tráfico de drogas, no trabalho duro na lavoura, nos sinais de trânsito e nas muitas formas de trabalho infantil ainda praticadas na nossa sociedade. Sem outras possibilidades, passam o tempo todo trabalhando, fazendo coisas que só o adulto deveria fazer.
Essa é uma situação que precisa ser mudada, pois meninos e meninas precisam estudar, brincar, se alimentar dignamente e aprender a assumir responsabilidades ajudando nas tarefas de casa, realizando as lições da escola, aprendendo a ser solidário e, principalmente, devem ser cuidados para que possam ser crianças e adolescentes mais felizes.
A LEI BRASILEIRA É CLARA: É DEVER DA FAMILIA, DA SOCIEDADE E DO ESTADO ASSEGURAR TODOS OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES – INCLUSIVE À EDUCAÇÃO, À SAÚDE E AO LAZER.
Informações: PETI – Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
CRAS CSU / CRAS GLÓRIA / CREAS