Arteterapeuta do CAPS Ijuí é premiado em primeiro lugar no Edital do Ministério da Cultura que contempla trabalhos de arte voltado a saúde mental.

Saúde - Segunda-feira, 04 de Março de 2024


Arteterapeuta do CAPS Ijuí é premiado em primeiro lugar no Edital do Ministério da Cultura que contempla trabalhos de arte voltado a saúde mental.

O edital abrange quatro categorias distintas, destacando mestres das culturas populares, valorizando manifestações indígenas, reconhecendo a diversidade cultural e apoiando atividades dos Pontos de Cultura.

Além disso, a premiação inclui a categoria Agente Cultura Viva Saúde Mental, que premia iniciativas e expressões culturais alinhadas com a pauta da saúde mental, conforme estabelecido na Política Nacional da Saúde Mental (Lei nº 10.216/2010). Essa categoria reconhece e destaca iniciativas culturais que contribuem diretamente para a promoção da saúde mental, fortalecendo o patrimônio cultural brasileiro e a política cultural no país.

Na região Sul do Brasil, os contemplados foram:

1º lugar: Eduardo Fioravante dos Santos de Ijuí, RS
2º lugar: Jocelize Souza Santos de Guarapuava, PR
3º lugar: Andruiz Tomé Vique Vianna de Criciúma, SC

Vale ressaltar que o edital presta homenagem ao saudoso Sérgio Mamberti (1939-2021), renomado ator, produtor, diretor, autor e artista plástico, que dedicou sua vida à luta por melhorias no setor artístico e em prol da população mais vulnerável. Mamberti também foi gestor público, integrando a equipe do MinC como o primeiro dirigente da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural.

Município


Ijuí