15ª Edição do Fórum Municipal das Tribos nas Trilhas da Cidadania aconteceu na ACI

15ª Edição do Fórum Municipal  das Tribos nas Trilhas da Cidadania aconteceu na ACI

Na tarde do dia 19 de novembro aconteceu a 15ª Edição do Fórum Municipal  das Tribos nas Trilhas da Cidadania 2018 de Ijuí. A programação faz parte do Programa Valores na Educação desenvolvido pela Parceiros Voluntários de Ijuí. O evento foi de muita riqueza e qualidade nas atividades realizadas pelas crianças, adolescentes e adultos.

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania é a oportunidade de participação social infantojuvenil, onde crianças e adolescentes realizam ações com intuito de transformar positivamente a realidade, e em contribuir com a qualidade de vida de suas comunidades. Organizados em grupos, as Tribos planejam e empreendem práticas sociais de conscientização, de engajamento comunitário e de cuidado com o próximo, com o seu entorno e com a natureza. Cada escola inscreve dando o nome a sua tribo, define as Trilhas que irá conduzir suas atividades conforme a Proposta Pedagógica da Turma e do Educandário.

A ação Tribos proporciona convivência, autoestima, autoria e autonomia infantojuvenil; reflexão crítica, capacidade de organização e liderança infantojuvenil; fortalecimento de laços familiares e comunitários; valores humanos e atitudes; redes juvenis e empreendedorismo; experiências de ação coletiva e pública.

Os alunos do 8º ano da Escola Estadual Rui Barbosa, acompanhados da professora de Ciências Cássia Enéas e do professor de Educação Física Evandro Feistel, apresentaram o teatro baseado no livro O Menino do Dedo Verde. Já os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Cândida Turra, representando a Tribo: Meio Ambiente; Trilha: Água Fonte de Vida, apresentaram o musical Sementes de Beto Hermann.

A entidade Aapecan apresentou o trabalho desenvolvido e encerrou as atividades com a apresentação musical de Antonieli Martins.