Comitê Municipal de Combate a Dengue debate estratégias

Com a finalidade de debater ações para combater a Dengue ocorreu na manhã desta terça-feira, 24, no auditório da Secretaria de Saúde, mais um encontro do Comitê Municipal de Combate a Dengue.

Na oportunidade, o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rinaldo Pezzeta lembou que a alta temperatura favorece a reprodução do mosquito, “por isso a necessidade de se tomar alguns cuidados para evitar uma nova epidemia”. De acordo com Pezzeta a maior parte dos criadouros são os pequenos depósitos em residências.

Para sensibilizar a comunidade quanto aos perigos da doença, no dia 7 de março será realizado mais um Dia D de combate a dengue. Na data serão das orientações para a comunidade na Praça da República e em alguns pontos da cidade.

Conforme a secretária municipal da Saúde, Alexandra Lentz, “a melhor forma de prevenção da dengue é a eliminação dos possíveis criadouros, que são os objetos que possam acumular água”. Se houver a apresentação de algum sintoma de Dengue a pessoa deve buscar atendimento médico. O profissional que atender a suspeita irá notificar imediatamente a Vigilância Epidemiológica para ser realizada a investigação epidemiológica, coleta de sorologia e desencadear o trabalho de campo.

Além do trabalho de campo dos agentes epidemiológicos será realizado um encontro com os agentes comunitários de saúde para que possam orientar as famílias a eliminar os possíveis focos do mosquito.

Participaram do encontro, representantes das secretarias municipais Meio Ambiente e Saúde; HCI; do 27º GAC; Brigada Militar; Bombeiros e Unijuí.