Escolas Municipais participam das atividades da Semana da Paz

A Semana da Paz é um evento oficial do Município de Ijuí. Instituída pela Lei de número 4.075 de 9 de abril de 2003, tem o objetivo de promover a paz no ambiente escolar, assim como motivar os alunos a cultivá-la em todos os espaços de convivência. De lá para cá, no mês de novembro as Escolas Municipais realizam atividades, demonstrando, por meio de exemplos práticos e teóricos, a importância de semear e viver a essa cultura da Paz. A ideia é estimular os alunos a uma tomada de consciência a respeito dos valores reais de uma vida harmoniosa no mundo que se fazem agentes transformadores.

Neste ano, até o dia 23 de novembro, toda a rede Municipal de ensino estará envolvida com as atividades. As atividades tiveram início na segunda-feira,19. O ato de abertura teve a exibição do Hino Nacional e a oração da Paz. Em seguida aconteceu uma caminhada pela paz nas imediações da escola envolvendo a comunidade – as pessoas foram convidadas a trajar camisetas brancas.

A programação também foi marcada por contação das histórias: Carta da terra, Boneco da Paz,O livro da Paz,  Eu quero Paz, O Mundinho de Paz, referente ao tema, painel da paz, Cantata, Dia do branco; Sensibilização a partir da música: A Paz Roupa Nova, Mensagens para as famílias, Produção de cartazes sobre a Paz, Dobradura da Pomba e Organização da árvore da Paz, confecção da pombinha da paz.

Escolas Municipais participam das atividades da Semana da PazJá no dia  27/11 será realizado o culto de Ação de Graças para toda a comunidade escolar do Imeab, participação no concurso de cartazes sobre a paz promovida pelo Lions Club, reflexão sobre um convívio harmonioso nos diferentes em que convivemos. Torneio da Paz – integração com os alunos do turno da manhã (Pré 1, 5º ano e anos finais) e  a Escola E. F. Chico Mendes, incluindo diversas atividades lúdicas e esportivas. Móbile com a pomba da paz e palavras relacionadas à temática,

Além disso, familiares dos estudantes, receberão uma reflexão com a frase: “Se cultivar o amor e a paz na sua vida, a harmonia e a felicidade estarão ao seu alcance.” O material também será acompanhado da pergunta: O que é paz para você? A resposta será afixada no Mural da Paz. Também haverá divulgação, nas redes sociais, do vídeo: "Eu te desejo a Paz", assim como a exibição de uma peça de teatro referente ao tema com o Grupo de Evangelização Infantil da Igreja Assembleia de Deus, exibição do vídeo: Eu quero Paz, além de confraternização e celebração da Paz.