2º Seminário de Sustentabilidade Energética Agrourbano na Casa do Produtor hoje

Evento integra a programação oficial da ExpoIjuí/Fenadi que acontece no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann


2º Seminário de Sustentabilidade Energética Agrourbano na Casa do Produtor hoje


Conselho de consumidores do Demei promove, hoje, dentro da programação ExpoIjuí/Fenadi2018, o 2º Seminário de Sustentabilidade Energética Agrourbano. Nesta edição, o evento trará assuntos relacionados à geração de energia fotovoltaica. Durante a programação serão apresentados os principais aspectos relacionados à energia fotovoltaica contextualizando a implantação deste sistema e o impacto quando conectado à rede elétrica de distribuição.

O evento tem ato de abertura previsto para as 13h45 na Casa do Produtor. Na sequência o painel Geração fotovoltaica na distribuição de energia: oportunidades e viabilidades para a sustentabilidade do agronegócio do comércio e da indústria, a cargo de Vinícius Ayrão. Ele é engenheiro eletricista, especialista em instalações elétricas de Média Tensão, Baixa Tensão e Fotovoltaica e membro da Comissão da Norma Brasileira ABNT NBR 16690 - instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos - Requisitos de projeto, e atual relator da revisão da norma brasileira ABNT NBR 16274 - Sistemas fotovoltaicos conectados à rede - Requisitos mínimos para documentação ensaio de comissionamento em inspeção e avaliação de desempenho.

Após a palestra, haverá espaço para perguntas seguido de coffee break e, por volta de 16h, inicia-se a Exposição de sistemas fotovoltaicos e prospecção de recursos financeiros para implantação dos mesmos. O encerramento ocorrerá por volta de 17h30.

O segundo Seminário de Sustentabilidade Energética Agrourbano é organizado pelo Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Demei e Unijuí, com apoio do Poder Executivo Municipal, por meio do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), e ExpoIjuí/Fenadi2018.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.