Nota Oficial

A Administração Municipal vem por meio desta Nota esclarecer a questão do descarte inadequado de materiais utilizados  na aplicação dos testes rápidos, referente a pesquisa do coronavírus realizada pelo Ministério da Saúde- Ibope e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em resposta as matérias veiculadas nos portais IjuiNews e reportagem Jânio Fernandes a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que:

O lixo encontrado no bairro Elizabeth não é proveniente de pesquisa local e sim oriundo de pesquisa terceirizada  com contratação de profissionais pelo Ibope com a supervisão de campo pela UFPel. A secretária da pasta, Andreia Amorim, comunica que assim que foi identificado o descarte inadequado do lixo, os profissionais da secretaria da Saúde, fiscais sanitários com  supervisão da UFPel recolheram  os testes com todas as medidas necessárias e os mesmos foram  encaminhados para o local destinado aos materiais contaminados na SMS.

A administração municipal recebeu a informação de que os órgãos públicos envolvidos na pesquisa já identificaram o entrevistador e efetivaram o seu afastamento, além disso, a pessoa que efetuou esse descarte incorreto irá responder processo jurídico por parte da UFPel.

É salientado, ainda que, na próxima etapa da pesquisa haverá um maior acompanhamento dos fiscais do município atendendo  solicitação da secretaria da Saúde e Brigada Militar.