NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Conselho Municipal do Idoso divulgou na manhã de hoje uma Nota de Esclarecimento à populaçao ijuiense acerca do repasse de recursos do Fundo Municipal do Idoso para o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Confira a íntegra da nota assinada pelo presidente, assistente social Claudio Everaldo dos Santos.

Nota de Esclarecimento

Sobre a matéria veiculada, na imprensa local, em 02/10/2019, onde consta que o município de Ijuí após pressão e repercussão negativa efetuou repasse ao HCI, na ordem de 1.063.288,45, o Conselho Municipal do Idoso (COMUI) percebe-se compelido a esclarecer que o repasse foi efetuado após todos os requisitos legais terem sido contemplados. Que as reuniões da comissão de prestação de contas ocorreram conforme definido no mês de agosto, desta forma, anterior as manifestações públicas efetuadas por pessoas ligadas ao HCI. Que a última reunião da comissão de avaliação da prestação de contas, referente a recursos anteriormente acessados pelo HCI, o correu no último dia 26 de setembro conforme fora definido em reunião anterior quando restaram algumas pendências. Que as atas de reunião do Conselho Municipal do Idoso são documentos públicos que estão à disposição da comunidade na sede do conselho junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Que o COMUI é vinculado a SMDS, conforme regimento, mas é uma organização da sociedade civil, portanto independente, que, de forma paritária, com a gestão pública, propõe-se a formular e controlar a política do idoso neste município. Que lamentamos o desconforto e/ou transtorno causado diante da possível demora em acessar os recursos, todavia, destacamos: o que para alguns é excesso de burocracia para o conselho é ter certeza de que os recursos estão sendo investido conforme projeto de captação. Que o fim último, deste conselho é a melhor qualidade de vida da pessoa idosa.

Aproxima-se um tempo de disputa eleitoral, de objetivos e interesses, algumas vezes não revelados, um tempo difícil para o exercício do controle social.

Ijuí, 03 de outubro de 2019.

Assistente Social, Ms: Claudio Everaldo dos Santos

Presidente do Comui Ijuí.