Aberta oficialmente a Semana Farroupilha 2017

A Chama Crioula está em Ijuí. Inicialmente acesa no município de Mostardas, no dia 12 de agosto, o símbolo da semana farroupilha veio conduzido pelo coordenador da Cavalgada da busca da Chama Tupanciretã/Ijuí, tradicionalista Elio Leonel Soares. E no fim da tarde desta quarta-feira, 13, a Pira foi acesa na Praça da República, dando início aos festejos farroupilhas.

Após o hasteamento das bandeiras, o jovem Leonardo Brizolla de Mello fez a alocução cívica de abertura. Em sua fala, destacou a importância da juventude no cenário tradicionalista e na incansável resgate das tradições gaúchas.

Aberta oficialmente a Semana Farroupilha 2017

O presidente da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha e Patrão do CTG Velho Vargas, Marciano Oliveira dos Santos, lembrou-se da trajetória do companheiro Flávio Pacheco, que faria a distribuição da Chama Crioula, porém por ter sofrido um grave acidente não pode comparecer na solenidade. O coordenador da 9ª Região Tradicionalista, Jorge Malheiros, também comentou sobre a tradição e desejou a cada entidade tradicionalista uma boa semana farroupilha e que abram as suas portas para receber o público com muita alegria.  O prefeito Valdir Heck, no seu pronunciamento, exaltou a valorização da cultura gaúcha e da juventude no cultuar das tradições e desejou uma ótima semana farroupilha a todos.

O membro do Piquete de Cavalarianos Pousada dos Tropeiros, de Vila Mauá, tradicionalista Sigmundo Kommers foi o escolhido para o acendimento da Pira. Em seguida, representando o seu pai Flávio Pacheco, Artur Zimmermann Pacheco foi o responsável pela distribuição da Chama Crioula às 11 entidades tradicionalistas, assim como, aos piquetes do município.

Após o hino rio-grandense deu-se encerrada a solenidade de abertura oficial da Semana Farroupilha 2017.

De 13 a 20 de setembro, a Chama ficará acesa sob a responsabilidade das seguintes entidades:

14/09 (Quinta-Feira)

7h às 15h – Grupo de Folclore Chaleira Preta