Aberta programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Ato oficial antecedeu exibição do filme Histórias Cruzadas no Museu Antropológico Diretor Pestana

Teve abertura oficial na manhã desta terça-feira, 20, a programação que marcará a Campanha 2018 dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O ato antecedeu a exibição do filme Histórias Cruzadas, no Museu Antropológico Diretor Pestana. Além de representantes do Poder Executivo e da Unijuí, participaram da ação estudantes da EEEM São Geraldo.

Para a titular da Coordenadoria Municipal da Mulher, Noemi Huth, esses momentos são fundamentais, não só porque permitem a realização de uma série de ações, mas especialmente porque buscam uma reflexão mais ampla sobre o assunto. “Ao contrário do que se pensa a violência doméstica, especialmente, aquela cometida contra a mulher, diz respeito a toda a sociedade. Precisamos pensar sobre o assunto e, mais do que isso, precisamos intervir, com o objetivo de atacar esse problema”, diz.

Confira a programação prevista para os próximos dias:

Dia 22 – Atividades alusivas ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher assinalado em 25 de novembro

Painel: Refletindo sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea

Local: E.E. Guilherme Clemente Koehler

Horário: 13h30

Público: Alunas do Curso Normal – 3 turmas

Dia 22 - Evento: Sarau Cultural da Paz

Local: Sesc

Horário: 19h30

Público: Comunidade em geral e usuários da Casa Ama, dos Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e dos Centro de Atenção Psicossocial (Caps)

Dia 26 – Roda de Conversa – Diálogos sobre a legislação de 2018 que complementa na proteção à mulher

Local: Salão do Juri – Fórum de Ijuí

Horário: 14h

Palestrantes: Juíza Maria Luiza Pollo Gaspary e Promotora Fernanda Broll Carvalho

SÉRIE DE PALESTRAS: Prevenção é valorizar a saúde

Palestrantes: Equipe de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde

Dia 19.11 – às 9h no Bairro Osvaldo Aranha

Dia 20.11 – às 9h e às 13h30 no Cras/CSU

Dia 21.11 – às 13h30 no Cras/CSU

Dia 22.11 – às 9h e às 13h30 no Cras/CSU

Dia 27.11 – às 9h e às 13h30 no Cras/CSU

Dia 28.11 – às 13h30 no Bairro Thomé de Souza e com lideranças do Projeto Vida Rural

Dia 29.11 às 9h na Igreja da Faixa Velha

PROGRAMAÇÃO – DEZEMBRO

Dia 4 – Palestra  sobre Violência doméstica e pacientes com câncer

Local: Sede da Aapecan

Horário: 14h

Público: Usuários dos Serviços da Aapecan

Dia 4 – Blitz de Conscientização

Atividade: Realização de uma blitz, junto a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para marcar o encerramento das Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, assim como a passagem do Dia Mundial de Prevenção à Aids. Esta ação estava prevista para o dia 21 de novembro, mas em virtude de compromissos de última hora, a PRF solicitou a transferência de data.

Horário: das 8h30 às 11h30

Responsáveis pela organização: SAE/Aapecan, PRF e Coordenadoria Municipal da Mulher

Palestrantes: Representantes da Coordenadoria Municipal da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Dia 10 – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos