Abertas as comemorações dos 30 Anos dos Clubes de Mães em Ijuí

Festividades serão marcadas por diferentes momentos que acontecerão durante todo o ano

Abertas as comemorações dos 30 Anos dos Clubes de Mães em Ijuí

Emoção, gratidão! Esses foram sentimentos que se misturaram, marcando o evento de lançamento da Programação alusiva à passagem dos 30 anos dos Clubes de Mães comemorados em 2019. O ato realizado na tarde de ontem, no auditório do Sesc,  reuniu integrantes dos grupos, oficineiras, gestores e parceiros do Poder Executivo, por meio do  Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na manutenção desse programa que tem feito a diferença na vida de centenas de mulheres.

Uma história construída em três décadas de trabalho, cujo objetivo não é outro senão o de incentivar a autonomia e a autogestão das mulheres ijuienses, da cidade e do interior. São iniciativas que permitem o fortalecimento de vínculos, pois as mulheres dos Grupos de Clubes de Mães se reúnem para viver, pois elas, trabalham, viajam, sorriem e fazem aflorar sua alegria de viver. “Fomos caminhando e fomos evoluindo”, disse a primeira-dama Jussara Maria Bonamigo Heck, ao se pronunciar na acolhida aos participantes.

A primeira-dama lembrou que a atuação dos Clubes de Mães visa ao efetivo exercício da cidadania, por meio da inclusão social. “Pensamos numa mulher cidadã e a cidadania passa pela inclusão social, passa pelo trabalho e esse pela qualificação, pois para gerarmos renda, precisamos ser capacitadas”, pontuou Jussara Heck.

O prefeito Valdir Heck, o vice-prefeito Valdir Zardin, a vereadora Helena Stumm Marder, o representante da empresa Moinho Galópolis (Farinha Roseflor), Helio Soares, um dos principais parceiros do Gabinete da Primeira-Dama, a secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde, e as ex-primeiras-damas, Ivone Burmann e Gessy Ballin, também participaram do evento.

Cada Clube de Mães recebeu de presente uma cuia e as integrantes uma lembrança alusiva à data. Também houve o descerramento de um panô, um retângulo de tecido, ao qual foram aplicados trabalhos confeccionados especialmente para data, representando cada Grupo. À tarde foi marcada, ainda, pelo Parabéns a Você e apresentação da Peça de Teatro do Coletivo Véchoros, que tratou sobre a convivência humana, contando a história de dois palhaços de um circo falido e algumas lembranças. Produção e direção de Fabio Novello que também protagoniza o espetáculo junto com o ator Guizo. A sonoplastia esteve sob a responsabilidade de Fernando Tamiozzo.