Ação de combate ao aedes aegypti recolhe 45 mil quilos de lixo

Volume foi recolhido em dois dias da ação que tem continuidade nesta sexta-feira, 18.

Nesta sexta-feira, 18, tem continuidade a ação avançada de combate ao mosquito aedes aegypti. A ação está sendo promovida pela Prefeitura de Ijuí por meio da Vigilância Epidemiológica e conta com o apoio do Exército. Nos dois primeiros dias, foram recolhidas 12 cargas, totalizando cerca de 45 mil quilos de lixo, materiais que acumulam água e podem ser criadouros do mosquito.

Segundo o coordenador da Vigilância, Rinaldo Pezzetta, já foram concluídos os bairros Tancredo Neves, Colonial, 15 de Novembro, Boa Vista, Herval, Ferroviário, Elizabeth, Alvorada, Luiz Fogliato, Pindorama, Lulu Ilgenfritz, Thomé de Souza, Osvaldo Aranha e distrito Industrial. Hoje serão atingidos os bairros Glória, Industrial, Penha e Tiarajú.

Com saída da Praça da República, três equipes com três caminhões percorreram alguns roteiros já mapeados pelos agentes da dengue e de saúde. O primeiro iniciou no bairro Tancredo Neves e seguiu para o Colonial e Glória, o segundo começou no Pindorama e depois Thomé de Souza e Lulu Ilgenfritz e o terceiro, Boa Vista, Alvorada e Luiz Fogliatto.

A ação - A ideia é percorrer toda a cidade e reduzir o índice de infestação, para isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica conta com o apoio da comunidade para conseguir reduzir o índice de focos do mosquito na cidade.

A ação teve como objetivo o recolhimento de materiais que acumulam água e são possíveis criadouros do mosquito em terrenos e casas. Os agentes comunicaram os moradores da realização da ação nos bairros, e os mesmos já haviam separado embalagens recicláveis como vidros, pneus, plásticos, latões de tintas entre outras.

"O índice de infestação predial está alto, e aumentando a cada semana. A comunidade precisa fazer a sua parte e eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito. A dengue é grave e atualmente o mosquito pode trazer muito prejuízo ao ser humano", frisa o coordenador da Vigilância.

Comitê - Nesta terça-feira, 22, a partir das 10h, também será reativado, em reunião na Prefeitura de Ijuí, o Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao aedes aegypti

Ação de combate ao aedes aegypti recolhe 45 mil quilos de lixo