Ações de conscientização da Dengue serão intensificadas

O prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, se reuniu, na tarde dessa sexta-feira, 11, com a secretária Municipal de Saúde, Alexandra Lentz, secretário Municipal de Governo, Nelson Copetti, e equipe da Coordenadoria de Vigilância Ambiental de Ijuí, representada por Rinaldo Pezzetta, Adriano Lorenzoni, Fabiano Dal Molin e Rogério Santi. Na ocasião, assuntos referentes às ações de prevenção da Dengue no município foram abordados.

Uma reavaliação dos trabalhos realizados foi feita com a finalidade de fortificar o serviço no município. Na oportunidade, Adriano Lorenzoni destacou que o índice de manifestação e notificações deste ano, é semelhante às de 2013. “Durante o mês de março e início de abril, a manifestação do mosquito ainda é presente, porém, da metade de abril em diante, o índice diminui”.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Alexandra Lentz, mesmo com o número diminuindo, é preciso ficar alerta, e continuar desenvolvendo ações de prevenção à comunidade. “Mais de 35% dos riscos estão presentes nos resíduos pequenos, que podem ser levados pelo recolhimento de lixo residencial. Dessa forma, é  necessário que a população se conscientize e fique de olho nos possíveis criadores do mosquito”.

Na oportunidade, o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, ressaltou a importância de realizar novas ações de conscientização no município. “A partir da próxima semana, estaremos organizando uma equipe para desenvolver atividades nas escolas Estaduais, Municipais e Privadas de Ijuí”. Outra definição tomada pelo chefe do Executivo ijuiense foi referente a fortificar as equipes de trabalho da Vigilância Epidemiologia. Ballin destacou que oito novos agentes serão chamados. O objetivo é reorganizar os trabalhos e intensificar as ações.