Aneel aprova redução de 9,18% na tarifa de energia do Demei

Redução advém das práticas de gestão adotadas e garantirá economia de R$ 10 milhões/ano aos consumidores

Aneel aprova redução de 9,18% na tarifa de energia do Demei

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) bateu o martelo hoje, 16, na nova tarifa de energia do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei). “A redução de 9,18% no valor do megawatt-hora, garantirá uma economia de R$ 10 milhões/ano para o consumidor ijuiense e, esse é sem dúvida, o grande legado que está sendo deixado por esta administração no segmento de energia, pois além de permitir o ingresso desse montante na economia, o menor custo da energia é forte atrativo para as empresas”, pontua o diretor-presidente da autarquia Rubem Härter.

O novo valor passa a ser praticado a partir da próxima segunda-feira, 22. Hoje, segundo Rubem Härter, os consumidores ijuienses pagam R$ 558,44 o MWh, mas com a redução, esse valor cairá para R$ 507,53. “Caso não tivéssemos ido ao mercado de leilões comprar energia, o aumento da nossa conta de energia seria de R$ 9,44%, já que o valor do MWh iria para R$ 611,15”, ressalta Härter.

Com os novos valores tarifários estabelecidos hoje pela Aneel, o Demei, segundo Härter, passa a praticar preços abaixo das principais distribuidoras do país. “Isso é motivo de orgulho para toda a nossa equipe que, com o aval do prefeito Valdir Heck e, também do Conselho de Consumidores, empenhou-se para que pudéssemos nos inserir no mercado de leilões, adquirindo energia pelo menor custo”, afirma.

É importante destacar, segundo Härter, o começo do processo iniciado nos primeiros meses de 2017, quando a direção do Demei começou estudos para ingressar no mercado livre de compra de energia elétrica, com o objetivo de oferecer alternativa mais econômica as suas mais de 33 mil unidades consumidoras. Isso acabou acontecendo em 2018, quando o Demei foi bem-sucedido no leilão realizado em São Paulo. “Nessa época o sonho de termos uma energia mais barata na área de concessão do Demei começou a se tornar realidade. Foram meses de trabalho dedicado, para vencermos cada uma das etapas impostas pelo Sistema Regulatório”, conclui.