Apicultores locais terão produto inspecionado

Na terça-feira, 3, em reunião realizada pela Associação de Apicultores de Ijuí (AAPI), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM), foi debatida a regularização da AAPI, junto ao SIM, com o objetivo da associação de comercializar os produtos devidamente inspecionados em Ijuí.

Participaram da reunião a diretoria da AAPI, coordenador de Desenvolvimento Rural, Valmir de Quadros e o responsável técnico do SIM, médico veterinário Ortiz Iboti Schröer Júnior.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Rural, Valmir de Quadros, a partir da reunião se buscará o processo de credenciamento do SIM, junto ao SUASE e a documentação necessária para regularização. Ainda de acordo com Quadros, será realizada uma visita técnica, para posterior cadastramento do SIM.

O presidente da AAPI, Aldair Luis Cossetin, comentou que há uma grande importância para a comercialização do mel inspecionado. “Gostaríamos de comercializar nossos produtos regularizados no município, mas infelizmente estamos vendendo para outras cidades por falta de um órgão que inspecione a produção”. Ainda de acordo com Cossetin, é importante resgatar a memória das Feiras do Mel que aconteciam na Praça da República.