Apicultores receberão SIM durante Fecolônia

A Associação de Apicultores de Ijuí (AAI) e o prefeito do município, Fioravante Ballin, deverão formalizar, através de assinatura de documento, a permissão para que doze famílias associadas possam utilizar, em suas embalagens, o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O ato de assinatura será neste sábado, 4, às 9h45, na Casa do Produtor, localizada no Parque Wanderley Burmann, e faz parte das atrações da 4a Feira Estadual da Agroindústria Colonial (Fecolônia). "Além de ser uma garantia de qualidade para o consumidor, o selo nos estimula a aumentar a produção e a buscar novos mercados", comemorou o presidente da AAI, Aldair Cossetin.
Para autorizar o uso do selo, o médico veterinário da Coordenadoria de Produção Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Ortiz Schröer Junior, tem supervisionado as condições sanitárias e higiênicas da Casa do Mel, local onde o mel é retirado dos favos e envasado. "Nosso serviço atende o registro e certificação do produtor e produto de origem animal que necessite de industrialização", explicou Ortiz. "O selo dá mais segurança ao consumidor", completou o coordenador da SMDR, Valmir de Quadros.
Segundo a Emater/RS-Ascar, existem aproximadamente 30 produtores rurais que se dedicam à apicultura em Ijuí. A produção anual do município, segundo o técnico agrícola Vito Cembranel, chega a 50 toneladas.
Além de mel, a 4a Fecolônia estará comercializando produtos coloniais de 13 municípios, distribuídos em mais de 50 estandes montados no Pavilhão 5. Simultaneamente, ocorrerá, no Pavilhão 1, a 4ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), Mostra do Artesanato de Ijuí (Pavilhão 4), 7º Crioulaço (Pista de Rodeios), 4ª Festa da Culinária das Etnias de Ijuí 12 Povos na Cozinha (Casa dos Alemães).
São promotores dos eventos, a prefeitura de Ijuí, Emater/RS Ascar, ACI, União das Etnias de Ijuí (Ueti), Sebrae, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, Associação dos Artesãos de Ijuí (Adai) e Associação dos Artesãos do Brique da Praça (Abriq). A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa da Emater-RS/Ascar – Regional de Ijuí