Apresentação do PMPM marca comemoração do Dia Internacional da Mulher em Ijuí

Proposta foi apresentada em audiência pública será oficializada em Decreto do Poder Executivo

Apresentação do PMPM marca comemoração do Dia Internacional da Mulher em Ijuí

A partir deste ano, a mulher ijuiense passa a contar com um Plano Municipal de Políticas Públicas. A proposta de trabalho foi apresentada pela Coordenadoria Municipal da Mulher em audiência pública, marcando a passagem do Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira,8. A programação reuniu dezenas de mulheres dos diferentes segmentos na Cepasmi. O prefeito Valdir Heck, a primeira-dama Jussara Heck, a secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde, e o presidente da Câmara, vereador Rubem Carlos Jagmin, assim como outros integrantes do Poder Legislativo.

De acordo com a coordenadora da Mulher, Noemi Huth, a partir da apresentação da proposta de trabalho, o passo seguinte será a publicação da mesma por Decreto Municipal. “O Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres é uma proposta de trabalho que ultrapassa essa gestão. Constitui-se de um Plano de Estado, com ações a serem implantadas e implementadas ao longo dos próximos anos, um período de dez anos ou mais”, afirma.

Já o prefeito Valdir Heck fez referência a caminhada já construída pelo município em termos de políticas públicas e de garantia de direitos para as mulheres. Uma caminhada iniciada com o apoio à implantação do Posto de Atendimento à Mulher, junto à Delegacia de Polícia Civil, depois avançou para a criação da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) em 2005 e se fortaleceu com a criação do Conselho da Mulher, em 2007, e criação da Coordenadoria da Mulher, em 2013, passando, agora, pela institucionalização do conjunto de políticas públicas representado pela primeira edição do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que logo após a sua revisão ficará disponível para download no Portal do Município. “Quis o destino que continuássemos no protagonismo do processo da construção de políticas públicas para as mulheres. E, assim seguimos com uma vitória de cada vez, agora cumprindo com uma das metas estabelecidas no nosso Plano Municipal de Governo, que é a implantação do Plano Municipal de Políticas Públicas Públicas para as Mulheres”, disse.