As cidades inteligentes são resultado da construção de todos

Assunto foi abordado em palestra realizada na manhã de hoje na Estação de Cultura e Lazer de Ijuí, pelo Poder Executivo, para líderes de diferentes segmentos

As cidades inteligentes são resultado da construção de todos

Smartphones, tablets e computadores, internet tornaram os hábitos da sociedade bem mais fáceis e a Inteligência Artificial presente no cotidiano das pessoas evolui cada vez mais e em menor tempo. “É um caminho sem volta!” e estar preparado para o futuro é essencial para se manter competitivo, mas enganam-se os que vêm o futuro como responsabilidade apenas dos gestores dos públicos. Esta foi, sem dúvida a grande provocação extraída da palestra do professor Dr. Maurício Campos, numa abordagem abrangente, realista e, principalmente, desafiadora, sobre as cidades inteligentes. “Pensar fora da caixa, deve ser a meta a ser seguida por todas as pessoas”, disse.

Promovido pelo Poder Executivo de Ijuí, sob a coordenação das Secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Turismo, o evento teve o objetivo de chamar a atenção das pessoas para os avanços já alcançados por Ijuí e, principalmente, para que líderes dos diferentes segmentos e instituições se autodesafiem a colaborar para que Ijuí se desenvolva cada vez mais. “Nós temos avançado permanentemente”, disse o prefeito Valdir Heck ao comentar as conquistas e os investimentos feitos em áreas como Educação, Cultura, Trânsito e Saúde, após a breve apresentação feita pelos respectivos secretários.

Posição essa corroborada pelo palestrante, quando em uma de suas telas, apresentou o ranking da educação brasileira, no qual o município de Ijuí aparece na 48ª posição, dado de 2018 (até então não figurava). “É essa é uma conquista do Poder Executivo, da Unijuí, da Secretaria de Educação, 36ª Coordenadoria, enfim, é fruto da construção coletiva e, as cidades inteligentes - assim serão - se resultarem, também, da construção de todos. Não apenas do Poder Público”, afirmou o palestrante.