Assembleia Pública Municipal para Consulta Popular aprova a passagem de cinco projetos

A Assembleia Pública Municipal para a Consulta Popular 2017/2018 do Município de Ijuí foi realizada no Auditório da ACI de Ijuí no último dia 22. A coordenadora do Conselho de Desenvolvimento do Município de Ijuí (Codemi), Ana Isa dos Reis, fez a abertura da reunião. Após, a condução dos trabalhos ficou a cargo do presidente do Conselho de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (CoredeNorc), professor Nelson Thesing, que inicialmente apresentou como se dará o processo da consulta popular em todo o Estado. O vice-presidente do CoredeNorc, Fioravante Ballin, destacou os recursos disponibilizados para a Consulta Popular, na ordem de R$ 60 milhões para todo o Estado, cabendo  aos 11 municípios da região algo em torno de R$1.548.571,43.

A assembleia municipal poderá definir até cinco projetos para serem encaminhados para a próxima etapa. Na sequência, cada entidade fizesse a defesa de seu projeto. Os cinco projetos foram aprovados pelos presentes e seguirão para a próxima etapa do processo.

1. Implementação de um Centro de Referência de Atendimento à Mulher – REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

2. Aquisição de Viaturas para APARELHAMENTO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA

3. Desenvolvimento e apoio logístico de equipamentos para AGROINDÚSTRIA.

4. ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA HOSPITAL BOM PASTOR DE IJUÍ

5. PROGRAMA REDES DE COOPERAÇÃO

Após, foram abertas as inscrições para os delegados municipais, havendo quatro indicações. Desta forma, com a participação de 82 pessoas, foram escolhidos três delegados e um suplente, na proporção de 1 delegado para cada 30 participantes da assembleia, e em caso de fração superior a 15, elege-se mais um delegado. Os representantes são:

Carmen Amorin da Silva Luchese (titular)

Noemi Huth (titular)

Gilmar Bischoff (titular)

Thomaz Galvão de Bem (suplente)

No momento seguinte, foi eleita a Comissão Municipal da Consulta Popular composta 9 pessoas, sendo 3 representantes indicados pelo Codemi, 3 do poder público e 3 da comunidade.

• Representantes do Codemi:
    • Ana Isa dos Reis;
    • Luana Borchardt
    • Ronei Mayer de Lima
  • Representantes de Órgãos Públicos:
    • Euclides Tékel Silveira - Corpo de Bombeiros;
    • Paulo Spinato - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;
    • Marcia Boniatti - Seplan/IJUÍ;
  • Representantes da Comunidade Ijuiense:
    • Clair Bao;
    • Lizane Agostini;
    • Jonatan Vargas

Por fim, a coordenadora Ana Isa fez o encerramento da assembleia e a entrega de exemplares do Plano Estratégico Regional para as entidades presentes.